2A.M. cita vantagens de notebook gamers para diversas profissões!

0
2A.M.
2A.M.

Os notebooks gamer são desenvolvidos prioritariamente para jogadores, como o próprio nome indica, mas engana-se quem pensa que apenas esse público pode se beneficiar das suas configurações robustas. Pelo contrário. A realidade é que a tecnologia embarcada neste tipo de máquina também é muito adequada para executar tarefas de trabalho, principalmente aquelas que requerem manejo de um alto volume de informações, programas pesados e arquivos gráficos de alta resolução, como fotos e vídeos.

Como os jogos mais recentes demandam um conjunto enorme de transferências de dados e processamentos complexos de imagens em tempo real, os notebooks gamer vêm com processadores de alto desempenho, vasta capacidade de memória RAM, aceleradores gráficos e baterias potentes. Estes recursos tecnológicos são exatamente o que se recomenda para tarefas profissionais que envolvam projetos tridimensionais de engenharia e arquitetura, edição profissional de fotos e vídeos, além, é claro, desenvolvimento/programação dos próprios jogos.

Para exemplificar como os notebooks gamer podem ser um grande diferencial no dia a dia de diversos profissionais, Samuel Rodegheri, diretor de Negócios de Computador Consumo da Positivo Tecnologia, empresa que detém a marca 2 A.M, elencou alguns recursos ideais para determinados trabalhos.

1. Arquitetos

Programas voltados para design e projetos de arquitetura, em geral, já demandam processadores rápidos e uma boa capacidade de memória do computador. Nos casos de profissionais que precisam renderizar imagens em tempo real, um acelerador gráfico acaba sendo ainda mais importante.

“Em um computador clássico seria impossível, por exemplo, desenvolver um ambiente virtual onde o usuário pudesse caminhar para visualizar um projeto de interiores. Mesmo com imagens estáticas já seria uma tarefa pesada para máquinas tradicionais, com menor poder de processamento. O notebook gamer tem como um de seus principais diferenciais, justamente, essa enorme capacidade de trabalhar muitas informações simultâneas e entregar o resultado em tempo real”, explica Samuel.

2. Engenheiros

Os engenheiros civis também precisam de máquinas com processadores rápidos, ótima capacidade de memória e um bom acelerador gráfico, principalmente para rodar programas que permitam planejar e executar uma construção de forma prática e segura. O AutoCAD, por exemplo, que é o software mais usado no mundo por esses profissionais, é recomendado para projetos de desenho técnico em 2D e modelagem 3D, atividades que demandam não só componentes robustos, como excelente capacidade gráfica.  

“Quanto mais realista for o ambiente virtual projetado, maior será o esforço computacional requerido para que o cliente possa navegar pelo espaço simulado de forma contínua e fluída, sem interrupções e travamentos. Aqui entra em ação o acelerador gráfico do computador gamer, comumente chamado de ‘placa gráfica’.”, destaca Samuel.

3. Fotógrafos

Como ponto de partida para os fotógrafos, é fundamental um computador com bastante capacidade de armazenamento para salvar uma grande quantidade de fotos em alta resolução, ainda que existam diversas opções de serviços de armazenamento em nuvem. Além de garantir o backup dos arquivos de forma segura e variada, o notebook de um fotógrafo que manipula arquivos pesados e está sempre em movimento demanda altíssima capacidade de processamento, velocidade de leitura e autonomia de bateria.

“Se cada edição de imagem resultar em uma perda de 30 segundos a 1 minuto somente para abrir o arquivo e salvá-lo, o desperdício de tempo do profissional ao final de um projeto será muito alto. Por isso, um computador gamer equipado com processadores avançados, alta capacidade de memória e armazenamento SSD são muito mais adequados para este tipo de trabalho”, avalia Samuel.

Para o responsável pela 2A.M., outro aspecto muito importante nas máquinas destes profissionais é a fidelidade das cores apresentadas no monitor. “As telas de baixa qualidade apresentam índices de brilho, iluminação e gama de cores que acabam levando a imprecisões em trabalhos profissionais. Ou seja, assertividade nas impressões de foto depende diretamente da forma como a imagem é vista na tela do computador, e por isso a necessidade de um produto de alta qualidade”.

4. Programadores

Programadores precisam de máquinas potentes para rodar ferramentas variadas de forma simultânea, independentemente do tipo de programação, seja web, de aplicativos mobile, jogos 3D, inteligência artificial ou qualquer outra. Portanto, além de um bom processador e uma quantidade razoável de memória RAM, o ideal é apostar em uma máquina com SSD e, principalmente, uma que rode da melhor forma possível o programa que o usuário irá desenvolver.

“As capacidades e os recursos do computador usado pelo programador precisam espelhar aquilo que se espera que o usuário tenha na hora de usar o produto que está sendo criado. É fundamental, por exemplo, que um desenvolvedor de games possa rodar na sua máquina o seu próprio jogo na configuração recomendada. Neste caso, o sistema operacional não importa tanto, mas é importante que também seja compatível com o conjunto de ferramentas que serão usadas para a programação”, afirma Samuel.

5. Editores de vídeo

Trabalhar com arquivos de vídeo exige bastante de um computador, não só pelo tamanho dos próprios arquivos, mas pelos programas usados para edição e, principalmente, pela quantidade de dados processados. Neste caso, o ideal é ter um computador com processador de vários núcleos e bastante velozes, além de uma boa placa de vídeo, capaz de desafogar o trabalho da CPU e exibir, sem engasgos as imagens na tela do notebook.

“Toda vez que parte de um vídeo é editada, as transições precisam ser recalculadas, o que é uma tarefa fácil para um acelerador gráfico, mas bem difícil para o processador principal do equipamento, que está trabalhando em outras frentes simultaneamente. Sendo assim, a finalização de um trabalho com vídeo pode levar, literalmente, horas em um computador comum e poucos minutos em um modelo gamer, com placa de vídeo dedicada’’.

Para mais informações sobre a 2A.M. e seus produtos acesse o site.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here