CES 2022 – NVIDIA disponibiliza a versão gratuita do Omniverse

Reforçada por novos recursos e ferramentas, a plataforma de simulação e colaboração de design 3D em tempo real da NVIDIA agora está disponível para os profissionais de criação do NVIDIA GeForce Studio com GPUs RTX

0
CES 2022 NVIDIA
CES 2022 NVIDIA
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Projetado para ser a base que conecta mundos virtuais, o NVIDIA Omniverse agora está disponível para milhões de profissionais de criação do NVIDIA Studio que utilizam GPUs GeForce RTX e NVIDIA RTX. Em um discurso especial na CES, a NVIDIA também anuncia novos desenvolvimentos de plataforma para Omniverse Machinima e Omniverse Audio2Face,  novos recursos de plataforma como Nucleus Cloud e mercados 3D, bem como atualizações de ecossistema.

Com o Omniverse, a plataforma de simulação de mundo virtual e colaboração em design 3D em tempo real da NVIDIA, artistas, designers e profissionais de criação podem usar as principais aplicações de design para criar assets e cenas 3D em laptops ou workstations.

Desde seu lançamento beta realizado há um ano, o Omniverse já foi baixado por quase 100 mil profissionais de criação que estão acelerando os fluxos de trabalho com core renderingfísica e tecnologias de IA.

“Com esta tecnologia, os profissionais de criação obtêm mais do que apenas um renderizador rápido”, explica Zhelong Xu, artista digital e criador Omniverse de Xangai. “NVIDIA Omniverse e RTX oferecem aos artistas uma plataforma poderosa com possibilidades infinitas.”

Profissionais de criação como Xu são exemplos de profissionais que usarão as ferramentas da Omniverse para construir e colaborar na vasta quantidade de conteúdo necessária para a próxima geração da web. Os profissionais têm como objetivo construir mundos virtuais 3D interconectados para comércio, entretenimento, criatividade e indústria.

Os mundos ilimitados serão povoados por lojas, casas, pessoas, robôs, fábricas, museus – uma quantidade vasta de conteúdo 3D. A produção desse conteúdo é desafiadora, geralmente exigindo várias ferramentas, muitas vezes incompatíveis. O Omniverse conecta esses mundos de design 3D independentes em uma cena virtual compartilhada.

Diante do resultado de mais de 20 anos de trabalho da NVIDIA, o Omniverse traz gráficos, IA, simulação e computação escalável em uma única plataforma para aprimorar os fluxos de trabalho 3D existentes.

Com a plataforma, gratuita para usuários individuais, os profissionais de criação do GeForce RTX Studio podem conectar suas ferramentas favoritas de design 3D a uma única cena e simultaneamente criar e editar entre as aplicações.  

“Nos últimos anos, a NVIDIA vem expandindo as aplicabilidades do Omniverse e trazendo diversos benefícios para diferentes áreas que necessitam de tecnologia para suas demandas.  Em 2022 entraremos em uma nova era de colaboração e simulação de designs e essas novidades são mais uma amostra do que ainda está por vir”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Os interessados podem baixar em https://www.nvidia.com/pt-br/omniverse/.

Omniverse Enterprise, a assinatura paga para equipes profissionais, foi disponibilizada no GTC em novembro e é vendida pela rede global de parceiros da NVIDIA. O anúncio feito na CES coloca os recursos do Omniverse nas mãos de profissionais de criação individuais.

Novos recursos do Omniverse

Os novos recursos do Omniverse incluem:

  • Omniverse Nucleus Cloud permite o compartilhamento simples de “one-click-to-collaborate” de cenas pesadas do Omniverse 3D, o que significa que os artistas podem colaborar através da sala ou globalmente sem transferir conjuntos de dados massivos. As alterações feitas pelo artista são refletidas de volta para o cliente – como trabalhar em um documento compartilhado na nuvem – mas para uma cena 3D.
  • O novo suporte para o ecossistema Omniverse fornecido pelos principais marketplaces 3D e bibliotecas de assets digitais oferecem aos profissionais, profissionais de criação uma maneira ainda mais fácil de construir suas cenas. TurboSquid da ShutterstockCGTraderSketchfab  e Twinbru  lançaram milhares de recursos prontos para Omniverse para profissionais de criação, todos baseados no formato Universal Scene Description (USD), e são encontrados diretamente no Omniverse Launcher Reallusion’s ActorcoreDaz3D e e-on softwares PlantCatalog que irão em breve lançar seus próprios assets prontos para Omniverse.
  • Omniverse Machinimapara profissionais de criação de RTX que amam jogar – agora apresentando novos personagens, objetos e ambientes gratuitos de títulos de jogos líderes como Mechwarrior 5 Shadow Warrior 3 ,mais Mount & Blade II: Bannerlord e recursos Squad na biblioteca Machinima. Os profissionais de criação podem remixar e recriar suas próprias cinemáticas de jogo com esses assets, com um simples arrastar e soltar em suas cenas.
  • Omniverse Audio2Face, aplicativo revolucionário habilitado para IA que anima instantaneamente um rosto 3D com apenas uma faixa de áudio, agora oferece suporte a blendshape e exportação direta para o aplicativo MetaHuman Creator da Epic. Isso deixa o processo de modelagem de combinação manual para a IA, para que artistas e profissionais de criação possam passar mais tempo em seus fluxos de trabalho criativos
  • Omniverse Audio2Face, uma aplicação revolucionária habilitada para IA que anima instantaneamente um rosto 3D com apenas uma faixa de áudio, agora oferece suporte a blendshape e exportação direta para a aplicação Epic’s MetaHuman Creator. Isso deixa o tedioso processo de modelagem de combinação manual para a IA, para que artistas e profissionais de criação possam passar mais tempo em seus fluxos de trabalho criativos.

O ecossistema Omniverse se expande

O ecossistema NVIDIA Omniverse se expande com novos Conectores Omniverse , extensões e bibliotecas de assets – criados por muitos parceiros.

Atualmente, existem 14 conectores para aplicações como Autodesk 3ds MaxAutodesk Maya e Epic Games’ Unreal Engine – com muitos mais em desenvolvimento, incluindo um  Adobe Substance 3D Material Extension em breve.

Os conectores, extensões e bibliotecas de assets mais recentes do Omniverse incluem:

  • e-on software’s VUE, uma aplicação all-in-one que permite aos usuários criarem natureza digital em 3D, de céus e nuvens volumétricas a terrenos, ecossistemas de grande escala, populações de vegetação varridas pelo vento, volume d’água, estradas e rochas – tudo com base nas regras da natureza – e inclui um conector de link ao vivo nativo do Omniverse que sincronizará todas as modificações de cena diretamente para os stages do Omniverse.
  • e-on software’s PlantFactory, uma aplicação de vegetação que permite modelar folhagens tão pequenas quanto galhos ou tão grandes quanto sequoias gigantes a partir do zero. Ele também modela animação como vento e permite exportar assets em uma ampla variedade de formatos, incluindo um link direto da PlantFactory para a Omniverse.
  • e-on software’s PlantCatalog, que fornece uma coleção de mais de 120 assets de vegetação prontos.
  • Twinbru, um fornecedor de “digital twin de tecido físico” que fornece tecidos para móveis internos e externos para cortinas, cortinas e estofados, oferecendo 21.000 tecidos diferentes e 11.000 tecidos digitalizados – todos de alta qualidade e fisicamente precisos – agora integrados ao Omniverse para ajudar a otimizar a fabricação e os projetos arquitetônicos.

Os interessados podem assistir neste link a recapitulação de todos os anúncios da empresa na CES.

Os profissionais de criação podem baixar NVIDIA Omniverse gratuitamente, enviar seus trabalhos para a galeria NVIDIA Omniverse e encontrar recursos nos fóruns, Medium, Twitter, Youtube, Twitch, Instagram e servidor Discord.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here