Crítica: Shang-Chi é um respiro muito divertido para o Universo Marvel!

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já está em cartaz nos cinemas do Brasil

0
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis critica
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis critica
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Filme: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Direção: Destin Cretton
Crítica Noobz: Ataliba (@AtalibaNoobz)

A Marvel nos apresentou seu mais novo herói, o chinês Shang-Chi, que tem uma história de origem seguindo os moldes da boa e velha jornada do herói. O protagonista recebe um chamado para diversas provações, recusa inicialmente, tem um acontecimento que mexe com ele, um mentor, uma jornada de amadurecimento até atingir o seu propósito. A grande diferença aqui é justamente toda a cultura chinesa muito bem incluída que dá um charme todo especial na trama, efeitos visuais, fotografia, artes marciais e, é claro, os excelentes atores.

Uma História Leve com Ótimo Atores

A primeira aparição de Shang-Chi aconteceu nos 1973 em um quadrinho da Marvel, na revista Special Marvel Edition #15. O personagem nos quadrinhos era filho do famoso guerreiro, feiticeiro e lorde do crime, Wenwu, e foi treinado desde pequeno para ser uma arma de combate.

Já no filme acompanhamos Shang Chi, vivido pelo talentoso Simu Liu, vivendo uma vida comum ao lado da amiga Katy (Awkwafina). Acontece, que o protagonista é filho de Wenwu (Tony Leung), o líder da centenária organização Os Dez Anéis. É então, que o poderoso Wenwu, que utiliza os poderosos artefatos mágicos ‘Dez Anéis’, busca seu filho para se juntar a ele em uma nova missão, mas nosso protagonista não está de acordo com os objetivos do pai.

A trama em si parece simples e de fato é, mas a construção é deliciosa e meus amigos, estou encantado em como a Marvel consegue montar elencos com artistas pouco ou nada conhecidos a nível mundial que são verdadeiros achados. Awkwafina, que vive Katy tem um tempo de comédia muito bom e brilha em diversos momentos da trama. Ela é muito mais que uma coadjuvante para se tornar uma co-protagonista em diversos momentos. Já o antagonista Tony Leung é tão brilhante em dar vida ao Wenwu, que em diversos momento cheguei a ter pena da jornada dele. Na verdade, me remeteu demais ao quarto episódio da série animada What If…?, ao qual não entrarei em maiores detalhes para evitar possíveis spoilers.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

O protagonista Simu Liu é carismático, tem tempo de comédia e drama, convence nas coreografias marciais e a junção de tantos bons atores resulta em um filme delicioso, porque cada interprete tem o seu momento e potencializam o destaque alheio, diferente de filmes que estamos acostumados a ver, cujo coadjuvante brilha tanto que ofusca o protagonista ou vice-versa.

Por fim, devo dizer que há uma aparição surpresa no filme de um ‘ator’ que realmente brilha em todos os momentos de cena e que eu não posso mencionar para não estragar a surpresa. Mas se você está lendo antes de assistir, vai saber de quem eu estou falando.

Artes Marciais e Efeitos Especiais

Sou praticante e um grande fã do cinema de artes marciais e adorei o que Shan-Chi apresentou. Diversos momentos de porradaria urbana ao melhor estilo Capitão América: O Soldado Invernal, alternado com momentos de muita beleza remetendo a clássicos como O Tigre e o Dragão, o Clã das Adagas Voadoras ou Herói. Isso tudo apresentado de forma muito bem coreografada e contínua, diferente do que estamos acostumados a assistir em filmes de ação onde as lutas são recheadas de cortes e câmera excessivamente tremida. Aliás, vale citar que foi uma delícia reencontrar Michelle Yeoh no cinema de artes marciais.

Bom e como estamos falando de heróis e de Marvel, obviamente veremos muitas batalhas envolvendo efeitos especiais e eles me convenceram. Li algumas críticas e comentários decepcionados que gostariam de uma batalha final mais artes marcais e menos super heroica. Eu não criei essa expectativa, por isso não me decepcionou. Fiquei satisfeito com as quantidades de tudo o que foi entregue, porradaria, (de rua e a lá Jackie Chan), cinema chinês (O Tigre e o Dragão) e lutas de super poderes.

Shang Chi é uma excelente experiência

Eu fui para o cinema com baixas expectativas, sendo um amante de super heróis, artes marciais e da cultura chinesa, além de estar com saudade das salas de cinemas. Toda essa junção me fez deixar o lado crítico de lado e desfrutar em uma deliciosa aventura ao qual não me divertia fazia muito tempo. Ri, torci, me emocionei, pacote completo, algo que eu não encontro em filmes da Marvel já tem muito tempo. Aqui excluo os Vingadores que para mim não são nem filmes, são eventos.

O longa é muito divertido para quem quer uma diversão despretensiosa e funciona muito bem sozinho. Agora se você acompanha e gosta do Universo Marvel, os encaixes, as referências e toda a forma como Shang-Chi é inserido em algo maior é muito orgânico e potencializa muito mais a diversão.

Deixe as expectativas de lado e vá para simplesmente se divertir, não exija nada mais que diversão e você terá uma experiência muito, muito, muito satisfatória com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, uma das melhores origem de heróis nos cinemas. Ele já me conquistou e eu não vejo a hora de uma continuação e de ver como ele irá se inserir no mundo dos Super Heróis Marvel.

Dica: Tem duas cenas pós-créditos e a primeira vai fazer você sair do cinema querendo respostas hahaha.

Trailer

Nota: 9.5

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
9.5 / 10 Reviewer
{{ reviewsOverall }} / 10 Usuários (0 votos)
Prós
- Ação, Comédia, Referências ao Universo Marvel, tudo muito bem construído e balanceado - Excelentes atores - Ótimos efeitos visuais
Contras
- História simples
Sinopse
O filme conta sobre esse jovem chinês criado por seu pai em reclusão e treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.
Rating
Review dos Leitores Deixe seu voto
Order by:

Be the first to leave a review.

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

This review has no replies yet.

Avatar
Show more
Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe seu voto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here