Pesquisa revela quais marcas os gamers brasileiros mais usam e consomem!

0
Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021 Capa
Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021 Capa

Desde sua 3ª edição, realizada em 2016, a Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel ‘Marcas do Coração’, mensurando quais são as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país. Isso é analisado principalmente porque o jogador brasileiro apresenta um perfil que vai além do ato de jogar. 

Uma vez que este público no Brasil é predominantemente adulto ou jovem-adulto — 41,1% possuem entre 20 e 29 anos, de acordo com a PGB 2021 —, seu estilo de vida envolve um consumo mais constante de produtos e serviços. Com conta em bancos, utilizando serviços de telefonia, investindo em automóveis e assim por diante, esses jogadores criam uma relação com marcas que não necessariamente fazem parte do universo de games, embora possam fazer.

Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021
Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021

Em alguns segmentos, fica clara a predominância de determinadas marcas, pois prevalecem entre as duas abordagens realizadas: mais conhecida e mais utilizada ou aderida. Para refrigerantes e energéticos, por exemplo, Coca-Cola e Red Bull, respectivamente, são as mais lembradas e consumidas. Já em tênis, em outro exemplo, a Adidas é a mais conhecida, enquanto a Nike é a mais consumida pelo público, segundo a pesquisa.  Veja o ranking abaixo:

BANCOS
• Marca mais conhecida: 
Banco do Brasil (87,3%)
• Marca mais consumida: Caixa Econômica Federal (50,8%)    

CARTÕES DE CRÉDITO
• Marca mais conhecida: Mastercard (90,4%)
• Marca mais consumida: Mastercard (73,3%)

REFRIGERANTES
• Marca mais conhecida: Coca-Cola (96,3%)
• Marca mais consumida: Coca-Cola (82,9%)

ENERGÉTICOS
• Marca mais conhecida: Red Bull (91,4%)
• Marca mais consumida: Red Bull (63,8%)

TELECOMUNICAÇÕES
• Marca mais conhecida: Vivo (83,3%)
• Marca mais consumida: Vivo (44,3%)

COSMÉTICOS
• Marca mais conhecida: O Boticário (92,3%)
• Marca mais consumida: O Boticário (72,5%)

TÊNIS
• Marca mais conhecida: Adidas (89,4%)
• Marca mais consumida: Nike (57%)

SNACKS E SALGADINHOS
• Marca mais conhecida: Doritos (84,3%)
• Marca mais consumida: Ruffles (61,8%)

ENTREGA DE COMIDA
• Marca mais conhecida: iFood (93%)
• Marca mais consumida: iFood (81%)

AUTOMÓVEIS
• Marca mais conhecida: Fiat (88,8%)
• Marca mais consumida: Fiat (28,2%)

TELEVISORES
• Marca mais conhecida: Samsung (90,9%)
• Marca mais consumida: Samsung (63,7%)

APPS DE TRANSPORTE
• Marca mais conhecida: Uber (90,3%)
• Marca mais consumida: Uber (79,3%)

VESTUÁRIO
• Marca mais conhecida: 
Adidas (78,8%)
• Marca mais consumida: Adidas (46,6%)

Em relação às marcas endêmicas de games — fabricantes de dispositivos utilizados para jogar —, a PGB 2021 mostra que, nos smartphones, principal plataforma de jogos no país com 41,6% da preferência, a Samsung é mais lembrada e usada. Já nos consoles, o Xbox 360, console de 7ª geração da Microsoft, é o mais conhecido, enquanto o PlayStation 4, de 8ª geração Sony, é o mais utilizado. Veja a lista abaixo:

Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021 PERFIL
Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021 PERFIL

SMARTPHONE
• Marca mais conhecida: Samsung (90%)
• Marca mais consumida: Samsung (53,6%)

CONSOLES
• Plataforma mais conhecida: Xbox 360 (76,9%)
• Plataforma mais consumida: PlayStation 4 (44%)

COMPUTADOR
• Marca mais conhecida: Asus (67,3%)
• Marca mais consumida: Dell (30,5%)

NOTEBOOK
• Marca mais conhecida: Samsung (68,6%)
• Marca mais consumida: Acer (29,4%)

Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021 Covid
Pesquisa Game Brasil (PGB) 2021 Covid

Fruto de uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, a PGB 2021 ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here