Noobzview: Mafia 2

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Mafia 2

Game: Mafia II
Desenvolvedora: 2k Games
Plataforma Utiliza: PC
Também para: Xbox 360 / PS3
Noobzview: Ariel
(@Arielsis)

———————————————————————————————–
Valeu a pena: Rever o final do Máfia 1 na metade do 2 e tudo fazer sentido!

Não valeu a pena: Terminar o game e ver que faltou alguma coisa…
———————————————————————————————–

Em meados de 2004, quando finalmente consegui montar um computador decente (para a época, claro), um dos primeiros games que eu fiquei maluco pra jogar foi…GTA 3. Sim! A série GTA sempre foi uma das minhas preferidas, mas não pelas maluquices que se pode fazer, e sim pela liberdade de cenário, veículos, diversas armas e principalmente a história. Todos gostam de história de gangsters, de máfia, bandidagem. Ainda mais quando tudo isso é muito bem reproduzido e unido a uma boa jogabilidade. Mas pra mim, algumas coisas não eram boas em GTA 3: A falta de motivação para continuar a história e a falta de realismo nos tiroteios. Pois bem…e Máfia??

Na mesma época, ouvi falar de um clone de GTA 3, chamado “Máfia: The City Of the Lost Heaven“. Não demorei muito a experimentar o game e tal qual foi minha surpresa ao ver que tudo o que me chamava a atenção em GTA estava lá, mas de uma maneira muito bem reproduzida, e o melhor de tudo: A história era cinematográfica, intrigante e me prendeu até o último momento (e que último momento!). Foi amor a primeira vista.

E agora, 8 anos depois do lançamento do primeiro Máfia, a 2k Games nos brinda com a sequência da sua maior obra e lança “Máfia 2“. Sim, sem nada de nome bonito, direto ao ponto. E não é que tudo ficou ainda melhor!

Mafia 2

Máfia 2 conta a história de Vito Scaletta, um jovem Siciliano que vai para os EUA com a família ainda criança, tentar viver o “sonho americano”. O destino não é muito bom com sua família e ao ver a morte de seu pai, Vito se entrega ao mundo do crime e em um de seus pequenos roubos a uma loja ele é preso e forçado a lutar na guerra. Ao se ferir em combate ele retorna aos EUA e reencontra sua família, que se vê afundada em dívidas e Vito só vê no crime a melhor maneira de pagar as dívidas familiares. Assim começa o game.

Máfia 2 reproduz a cidade de Nova York com o nome de Empire City. Todos que jogaram GTA 4 verão diversas semelhanças com a cidade ali reproduzida (GTA 4 também se passa em uma Nova York fictícia), mas em Máfia 2 tudo acontece durante a 2ª Guerra Mundial, portanto os carros, roupas, comércios serão baseados na época. Todos os carros dão essa sensação de “antigos” e a medida que você vai batendo vão tendo diversos comportamentos até que realmente quebram.
Todos os carros passam essa sensação de antigos, e a medida que você vai batendo eles sofrem diversos danos antes de finalmente quebrarem. Mas não pense que com isso você ficará a pé, pois Vito além de atirador, motorista e garanhão, também é mecânico, bastando você levar o personagem para frente do capô do carro e ele faz o concerto. Assim você ficará sem o carro só se o mesmo explodir. Fora que existem alguns locais para desamassar ou “tunar” o carro, mas sinceramente é totalmente passável e não adiciona nada.

As roupas em sua maioria são de gala, sobretudos, social, etc. Alguns DLCs adicionam diversos tipos de roupas, mas as originais são mais bacanas. As pessoas parecem sempre ter o que fazer, são muito bem animadas e reagem a praticamente tudo que o personagem faz. Se você passa correndo e esbarra em alguém, a pessoa cai, ou derruba algo que está levando, em alguns momentos até parte pra briga, onde a jogabilidade muda completamente e temos a possibilidade de dar socos, chutes e até combos!
A jogabilidade é a padrão para games do tipo: roube um carro(usando um lockpick praticamente identico ao usado na série Splinter Cell), dirija pela cidade desrespeitando todos os sinais, fuja da polícia, mas onde tudo fica melhor e diferenciado é nos tiroteios. Vito pode se esconder atrás de qualquer parede ou objeto e escolher o melhor momento para atirar. Os tiros produzem diversos efeitos realistas, sejam em paredes ou objetos, ou nos inimigos.

Mafia

Os inimigos por sua vez demonstram alguns momentos de AI fraca, mas na maioria das vezes sabem se esconder e tem boa pontaria, por isso é importante o sistema de cobertura do personagem principal.

A história é das mais intrigantes, tendo foco principal nas loucuras de Vito e Joe (primo de Vito) e a briga por domínio de 3 famílias poderosas da região. Traições, mortes, surpresas, tudo foi muito bem interligado. Aqueles que jogaram o primeiro Máfia e terminaram, terão uma grande surpresa em determinado momento do game, o que nos faz entender ainda mais os elementos da história.

No final das contas aqueles que procuram por um novo GTA – enquanto o 5 não sai – não são os mais indicados para esse game, pois a ênfase é total nas cenas de ação e história. Aqueles que são apaixonados pela série irão adorar o game em todos os sentidos, mas ao final verão que faltou alguma coisa…Talvez tenhamos DLCs que contenham mais da história, mas não gosto dessa idéia, prefiro esperar que tudo se resolva num Máfia 3, e por que não com um nome mais chamativo como no primeiro?
———————————————————————————————–
Noobzview: 8,5
Por Ariel

@arielsis

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here