Muitos dizem que a Microsoft mudou a forma de se jogar games com seu Kinect, mas isso não é verdade. Quem mudou completamente a maneira como jogamos foi a Nintendo, com o Wii. Mas, observe que hoje em dia, nem um nem outro está com uma boa “saúde”, já que o Wii deu lugar ao Wii U e pouco se fala sobre os controles do falecido Wii, enquanto que o Kinect tornou-se artigo de decoração em algumas salas, já que apenas jogos de dança utilizam o periférico em sua totalidade, e convenhamos que não são todos os gamers que jogam este tipo de game, principalmente os jogadores mais hardcore.
Mais eis que surge a Micro$oft novamente, com um projeto extremamente ambicioso, e totalmente voltado aos gamers hardcores, que pode e tem todo potencial pra mudar não só como jogamos, mas também como nos sentimos jogando, o ambiente em que jogamos, e a imersão do que estamos jogando. Seu nome é IllumiRoom.
Mas como funciona?
A um tempo atrás, esta imagem ao lado foi revelada, dando a ideia de que a Micro$oft estava trabalhando e um novo periférico, que transformaria o ambiente do jogador. Mas foi nesta semana que realmente houve a confirmação.
O IllumiRoom foi demonstrado em um vídeo de 30 segundos, com alguém jogando Portal, onde além da imagem da própria TV, é possível ver traços do cenário sendo projetados fora da TV. Estes efeitos, criados a partir de um projetor, que é colocado em uma posição frontal a TV (e imagino que a frente do jogador), é algo como a evolução do Ambilight que a Philips possui em seus televisores, mas de uma forma muito superior.
Para se ter uma ideia da qualidade que a imagem ganha, é como se sua TV fosse o foco de sua visão normal, do seu dia a dia, e o efeito gerado pelo IllumiRoom tudo aquilo que você vê, mas não foca. Esta ideia pode parecer complexa, mas espere para ver o vídeo.
Após um breve reconhecimento realizado pelo aparelho, as imagens são geradas em cima de qualquer objeto que você possua na sala, como se o game estivesse saltando da TV para seu ambiente. Podemos talvez considerar até, que o IllumiRoom possa vir a substituir o 3D convencional que temos hoje, ao menos no que diz respeito a games, pois da maneira que ele foi apresentado é bastante complicado que venha a ser direcionado ao cinema, mesmo que dentro da demonstração do vídeo que temos neste post, também apareça um teste sendo realizado com um filme. Considerando também o vídeo, é provável que uma tela de porte médio seja indicada para o uso da tecnologia, como uma TV de 40 ou menor, senão o ambiente requerido terá que ser muito grande para gerar o efeito, mas estes detalhes saberemos apenas no anúncio do próximo X-Box (ou não…).
Nos resta aguardar por mais detalhes deste que promete realmente nos levar para a próxima geração. Apesar do PS4 estar apostando na tecnologia de hardware interno, como memória, processador e outros, se este dispositivo fizer parte do novo console da Micro$oft, e ser tudo isto que está prometendo, podemos ter aqui, algo que decida os rumos da próxima geração. Discussões de preferências a parte, quem ganha somos nós, jogadores, que devemos estar abertos a mudanças. Enquanto ficamos com nossas previsões, chega de papo e fique também com o vídeo:
E aí, gostou do IllumiRoom? Você compraria? Acha que é necessário? Poderia mudar sua decisão de compra para a próxima geração? Discuta o assunto conosco!
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Pode ser uma boa, ou não funcionar muito bem. Geralmente essas idéias são melhor aproveitadas algum tempo após lançamento (é um teste inicial).
Pode ser uma boa, ou não funcionar muito bem. Geralmente essas idéias são melhor aproveitadas algum tempo após lançamento (é um teste inicial).