O Projeto Brazilian Game Developers, BGD, uma parceria da Abragames com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que tem por objetivo fomentar a exportação de games brasileiros, levará 36 empresas de games e mais de 100 profissionais para a Game Developers Conference, GDC, e Game Connection America, duas das principais conferências de games do mundo. Os eventos acontecem em São Francisco, EUA, de 27 de fevereiro a 3 de março.
Pela primeira vez o Brasil tem dois jogos finalistas na Game Connection Development Awards 2017, uma das mais importantes premiações internacionais de games, organizada pela Game Connection. O jogo No Heroes Here, da empresa Mad Mimic, foi nomeado para o The Best Social Game, e o game The Rabbit Hole, da VR Monkey, concorre na categoria The Best Hardcore Games, The Most Creative & Original Game e Best Indie Game.
Desde 2015, o Brasil tem algum representante como finalista deste prêmio que acontece na Game Connection America, em São Francisco, e na Game Connection Europe, em Paris. My Night Jobs, da Webcore, concorreu em em 2015, Alkimya, Bad Minions, em 2016 na Game Connection America, e Hempire, Lumentech, foi finalista em 2016 pela Game Connection Europe.
No Heroes Here e The Rabbit Hole também concorrem na categoria People’s Choice, que tem votação aberta até o próximo domingo, 26, através do Facebook: Game Connection America 2017 Development Awards
Segundo Eliana Russi, gerente executiva do BGD, esses resultados mostram como a indústria brasileira de games cresceu e amadureceu nos últimos dois anos. “Temos empresas muito competentes, de todo o Brasil, que estão competindo com estúdios de países com indústrias de games muito mais sólidas e reconhecidas do que a nossa“, explica.
Para Eliana, a criatividade do brasileiro, reconhecida mundialmente na publicidade, animação, música, só para citar alguns exemplos, aliada à capacidade técnica coloca os desenvolvedores nacionais como fortes players da indústria internacional de games.
Entender melhor o mercado de games brasileiro, que hoje ocupa o 12º lugar em receita, segundo pesquisa da Newzoo, é o objetivo de importantes players da indústria de games. Eliana Russi foi convidada a participar do Game Industry Support, GIS, que acontece na Game Connection America, no dia 27 de fevereiro, onde vai apresentar o cenário de games do país.
Esse crescimento de qualidade dos jogos desenvolvidos no Brasil pode ser atribuído a diversos fatores, tais como a parceria da Abragames com a Apex-Brasil, por meio do BGD, a criação do BIG Festival, maior festival de games independentes da América Latina, e a participação de muitas empresas em programas de aceleração de games internacionais, tais como GameFounders e Core Labs, nos quais 14 estúdios foram acelerados desde 2015.
Outro destaque do Brasil em São Francisco é a empresa Gazeus Games, única empresa brasileira a desenvolver jogos para o Instant Games do Facebook. Dominoes Battle é o único jogo multiplayer dessa plataforma. É um jogo de dominó no qual os usuários da rede social podem enfrentar em tempo real outros jogadores ao redor do mundo ou um robô. O Jogo está no ar desde o dia 16 de fevereiro e, por enquanto, está disponível apenas na Austrália.
Os Instant Games são a última novidade do Facebook e por enquanto estão disponíveis em 30 países – o Brasil não está nesta seleta lista. São jogos desenvolvidos em HTML5 para serem jogados diretamente dentro do Facebook ou do Facebook Messenger, sem necessidade de download.
Confira abaixo a lista completa de empresas brasileiras na GDC 2017:
Serviço:
Evento: Game Connection America 2017
Data: 27 de Fevereiro a 1 de março
Local: At&T Center, San Francisco, CA
Evento: Game Developers Conference, GDC
Data: 27 de Fevereiro a 3 de março
Local: Moscone Center, San Francisco, CA