Cinco motivos para instituições de ensino investirem em parceiros de tecnologia, por Educacional

0
Educação e Tecnologia
Educação e Tecnologia

Os últimos dois anos foram de grandes transformações na sociedade, e a educação certamente foi uma das áreas mais impactadas. Seja pelo ensino a distância, pelas dificuldades impostas pela pandemia ou mesmo pelas transformações sociais do período, a tecnologia ganhou ainda mais protagonismo e, no caso das instituições de ensino, se tornou uma ferramenta chave para oferecer mais recursos aos professores e gestores. “Hoje, não existe outra possibilidade a não ser investir em soluções que engajem, que falem a língua dos alunos, que forneçam dados estratégicos para as tomadas de decisões. A tecnologia facilita o dia a dia das escolas e é fundamental para que profissionais da área superem os crescentes desafios da educação”, disse Regina da Silva, diretora Pedagógica do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicados à educação.

A fim de esclarecer ainda mais a eficiência das tecnologias pensadas e desenvolvidas para educação e explicar como elas despontam como as melhores alternativas para apoiar toda a comunidade escolar, o Educacional preparou uma lista com cinco motivos para que toda instituição de ensino considere o potencial dessas soluções em seus planos estratégicos.

Otimizar recursos

Praticamente todas as escolas atuais já usam recursos tecnológicos na administração do negócio, nos contatos com familiares dos alunos e até mesmo na avaliação de desempenho dos estudantes e professores. Pesquisas apontam, inclusive, que as escolas têm, em média, três soluções de tecnologia educacional, mais o sistema acadêmico, o sistema de ensino e outras ferramentas focadas em gestão. Fazer a gestão de tantos dados de forma individualizada além de dar muito trabalho, pode ser pouco eficiente, já que os dados não conversam entre si.

Hoje, vemos no mercado tecnologias que possibilitam otimizar a forma como as escolas usam tantos recursos a partir de um único ambiente digital, com login único e integração entre ferramentas de diferentes fornecedores. O Educacional, por exemplo, dispõe de um sistema tecnológico único, chamado Hub.Edu, desenvolvido para organizar e facilitar o dia a dia das instituições da área de educação e também apoiar gestores no gerenciamento de todo tipo de informação inserida em seu ecossistema”, explica Regina.

Investir melhor o tempo

Com tantas tarefas para gerir e atividades para desempenhar, o tempo cada vez mais se torna um ativo incomparável nas rotinas de qualquer instituição de ensino. Nesse contexto, a tecnologia, além de otimizar o uso dos diferentes recursos das escolas, se mostra um grande aliado para direcionar melhor o tempo de todos os envolvidos no ecossistema escolar, dos alunos aos gestores. Entre outras inúmeras possibilidades e aplicações, a tecnologia viabiliza a atualização automática de cadastros e informações a cada virada de semestre e poupa inúmeras horas que poderão ser investidas em outras tarefas.

“É importante ressaltar que para termos um ensino eficiente é fundamental que se tenha um ganho de produtividade dos alunos, professores e gestores. A tecnologia integra, automatiza e quebra barreiras sem consumir o dia das pessoas”, destaca Regina.

Reduzir custos

Ao otimizar recursos e tempo, naturalmente, as instituições de ensino diminuirão gastos. Principalmente, se, ao invés de contratar vários fornecedores e assinar vários contratos, centralizarem as demandas em um parceiro que se resolva múltiplas questões. Já existem soluções que possibilitam que a escola acompanhe os resultados de engajamento e performance dos alunos em tempo real e que proponham mudanças de rota sempre que preciso. Essas mudanças podem ser simples ajustes em planos de uso e de aula, ou até mesmo sugestões de outras soluções que atendam às necessidades dos alunos.

“As soluções mais inovadoras contemplam mudanças na composição das aplicações sem custos adicionais, pois tem, na sua essência, o objetivo de apoiar as escolas na busca pelos melhores resultados”, diz Regina.  

Rentabilizar

Não é segredo que as escolas particulares precisam ser rentáveis. E não há nada de errado nisso. Elas precisam se manter e gerar lucro para poderem investir cada vez mais em melhorias para os alunos e para a comunidade escolar. Por isso, estão sempre motivadas a reter e conquistar alunos, a serem reconhecidas como instituições inovadoras e a serem eficientes na sua operação. Para atingir esse objetivo, o caminho natural é investir em parceiros de tecnologia que otimizem processos, recursos e tempo, que tragam mais inteligência para a operação e resultados pedagógicos que respondam aos objetivos da escola. 

“Investir certo é a melhor escolha que uma escola pode fazer. Não tenha pressa em contratar uma solução para dar uma resposta ao mercado. Junte-se a parceiros capazes de elevar o patamar da sua instituição e rentabilize com eficiência na sala de aula e nas atividades administrativas”, pontua Regina

Gerar desenvolvimento

O mundo caminha cada vez mais para a personalização. Mesmo com tantas possibilidades de consumo, é preciso considerar que as pessoas são diferentes, têm necessidades e objetivos próprios e que não se identificam com soluções em massa. Nas escolas isso não é diferente. Cada ano, cada turma e cada aluno tem suas necessidades, habilidades e desejos exclusivos, e é preciso responder a tudo isso.

“A tecnologia permite que o gestor tenha uma visão macro de todos os indicadores essenciais para o seu trabalho. Já, a tecnologia realmente inovadora, permite o acesso a micro dados, o que torna possível a construção de projetos personalizados. Hoje, vemos soluções que se adaptam ao caminho de cada aluno para proporcionar uma verdadeira experiência no processo de ensino aprendizagem. A dica que deixo aos gestores é que busquem parcerias que permitam a construção de projetos personalizados. Assim, a tecnologia vai ajudar as escolas a, de fato, se desenvolverem e se tornarem mais eficientes em suas propostas”, conclui Regina.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here