Mundo Proibido – Filme animado representa o Brasil no Festival de Annecy!

“Mundo Proibido” é dirigido por Alê Camargo e Camila Carrosine, dupla criativa em diversos projetos de animação no país.

0
Mundo Proibido
Mundo Proibido

O longa-metragem “Mundo Proibido” representou o Brasil no Festival de Annecy, maior evento de animações do mundo, realizado entre os dias 13 e 18 de junho, na França. O filme ganhou duas exibições no Midnight Specials, parte exclusiva da programação centrada em produções independentes.

Uma coprodução UM Filmes e Buba Filmes, o longa retrata a história de Fuji e Lydia em busca de um lendário tesouro numa aventura espacial eletrizante. Entre perigos e descobertas, o casal de protagonistas enfrenta uma épica jornada intergaláctica contra monstros e aliens.

A direção é assinada pelo casal de cineastas paulistas Alê Camargo e Camila Carrosine, que já trabalharam em outros projetos de animação como “João, O Galo Desregulado”, “Os Anjos do Meio da Praça” e “As Aventuras de Fujiwara Manchester”, sendo este último a série responsável pela origem dos personagens do longa indicado ao prestigiado festival francês. “Sempre tivemos a vontade de expandir o universo da série para um longa, pois são personagens que fui desenvolvendo e imaginando detalhes desde quando era adolescente”, diz Alê Camargo.

Confira o teaser do filme animado Mundo Proibido.

Mundo Proibido / Forbidden World (Teaser + making of) from Buba Filmes on Vimeo.

Também casados criativamente, os diretores apostaram na inserção de vivências como um casal no desenvolvimento dos principais personagens de “Mundo Proibido”. “É muito raro ver um casal como protagonista em animações. Geralmente, alguns personagens só se tornam uma dupla amorosa no final dos filmes ou algo grandioso precisa acontecer pra isso ser concretizado. Eu gosto da ideia de ver Fuji e Lydia dialogando durante todo o filme e crescendo juntos”, conta Camila Carrosine.

Durante o processo de criação do filme, Alê Camargo tomou maior direcionamento na definição dos traços de personalidade dos sujeitos que compõem a história. “São coisas que surgiram na minha cabeça ao longo dos anos e para incluí-las no filme, quis deixar cada personagem com um perfil singular e inesquecível. Fuji é corajoso, mas teimoso. Lydia é inteligente e o calcanhar de Aquiles de Fuji. Zy é coadjuvante, mas essencial na história por ser filha da reverenda Leona”, explica Camargo.

Um dos destaques na história de “Mundo Proibido” está nas aparições de Jipeas e Lupeas, dupla siamesa de alienígenas com características de macaco. “Ao criar essa dupla, eu refleti sobre como nós somos um conjunto de matérias e substâncias que conversam entre si e fazem tudo funcionar. Cada parte do nosso corpo possui uma função diferente e gosto de expressar isso nesses personagens”, afirma Camargo. Pensados como o alívio cômico do filme, o inusitado duo de aliens podem se separar no momento que quiserem, mas funcionam melhor quando estão interligados.

Com o olhar mais artístico, Camila Carrosine assume um papel mais centrado na parte estética e visual do filme, que é um dos destaques da produção, pois traz tecnologia em 3D com cenários pintados por um time de ilustradores. “Eu gosto de cores que destacam a força e o pensamento dos personagens. Isso foi fundamental para ampliar a potência de Lydia na história, pois eu queria que ela fosse mais forte e marcante. É importante ter personagens femininas com características superiores”, diz Camila.

Todos os elementos desenvolvidos para o longa “Mundo Proibido” abrem espaço para novas possibilidades criativas para os diretores. O casal planeja novas sequências com o objetivo de explorar o potencial dos novos personagens inseridos no universo. “A experiência com a produção do filme nos estimulou ainda mais a seguir com as ideias que ficaram para outro momento. Também estamos inspirados com os novos nomes que compõem a história. Literalmente já temos caminhos em mente para Jipeas e Lupeas e, principalmente, para a Zy”, conta Camargo.

Com previsão de lançamento para o fim do segundo semestre, o filme está em processo de negociação com distribuidores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here