A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) acaba de anunciar sua participação no BIG Festival 2022, maior festival de games, criação, networking e negócios da América Latina. Durante o evento, que acontece entre 6 e 10 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo, a associação revelará os resultados da 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que traz um mapeamento do Brasil como hub de desenvolvimento e celeiro de talentos da indústria dos jogos eletrônicos. Além disso, a associação revelará uma nova identidade visual, incluindo o logotipo que será usado a partir da ocasião, e cumprirá uma agenda repleta de atividades, com três painéis, três mesas-redondas e a cerimônia de premiação dos melhores jogos do festival.
Nos painéis e mesas-redondas, a Abragames será representada por Rodrigo Terra, presidente da associação e CTE da ARVORE; Carolina Caravana, vice-presidente da associação e produtora da AIYRA, e Eliana Russi, diretora da associação e gerente do projeto Brazil Games. Os três participarão dos compromissos ao lado de outros importantes players do cenário de games e debaterão temas variados, como o trabalho realizado pela associação, o momento da indústria brasileira de desenvolvimento, os investimentos realizados por grandes empresas internacionais do setor em estúdios brasileiros, o papel dos games na educação infantil e o trabalho realizado pelo Brazil Games, projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).
“A Abragames faz questão de participar dos principais eventos de desenvolvimento de jogos eletrônicos, seja no Brasil ou no exterior, pois acredita que é uma maneira efetiva de conectar os players desse mercado e gerar negócios que vão permitir aos estúdios nacionais crescerem e desenvolverem projetos de grande destaque global. O BIG Festival é mais uma excelente oportunidade de mostrar o potencial da nossa indústria criativa e colocar o país em destaque”, conta Rodrigo Terra. “Durante a pandemia, houve um aumento significativo na busca de empresas globais pelo trabalho qualificado dos nossos estúdios, e isso tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Estamos orgulhosos e certos de que a indústria brasileira de desenvolvimento de games vive seu melhor momento na história”.
“O mercado de games é um vetor de inovação e desenvolvimento para o Brasil, com geração de renda e empregos e ganhos em vários setores da economia. Nosso papel é de influenciar todos os setores na construção de um ambiente de negócios que estruture o crescimento contínuo das nossas empresas. O BIG é um momento em que o Brasil está no centro das atenções e estúdios iniciantes e maduros têm a chance de apresentar projetos, participar de rodadas de negócios e construir laços cada vez mais fortes com outros players”, explica Eliana Russi. “Já a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games vem justamente para mapearmos o cenário de desenvolvimento de games do país, saber quem são os estúdios, onde eles estão, o que estão fazendo e o que eles precisam. Desse modo podemos apoiá-los da melhor forma possível para que alcancem seus objetivos e se desenvolvam como empresas”, finaliza Russi.