Educacional inaugura espaço de inovação no Amazonas

0
Educação e Tecnologia
Educação e Tecnologia
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação inaugura um espaço de inovação exclusivo para desenvolvimento e criação de tecnologias voltadas ao ensino e aprendizagem. Chamado de Espaço Educacional, tem mais de 500 m² e foi estruturado em Manaus, no Centro de Tecnologia e Inovação de Software (CITS), instituição que fomenta soluções na área de Tecnologia da Informação para aprimorar ou propor processos, produtos e serviços. O novo local tem o objetivo de incentivar pesquisas, estudos e projetos para melhoria da educação com base em aplicações tecnológicas como Internet das Coisas, aprendizado de máquinas e big data.

Uma equipe de 15 pessoas, composta por especialistas do Educacional, técnicos e desenvolvedores de sistemas do CITS, está determinada a atuar em diferentes atividades do novo espaço. Uma das ações iniciais é a atualização das Mesas Educacionais, solução tecnológica que proporciona experiência multissensorial no processo de alfabetização de crianças, a partir de blocos com letra e recursos audiovisuais. “Estamos empenhados em ampliar nos próximos meses as pesquisas para termos realidade aumentada, libras e navegação guiada para uma ampla acessibilidade e experiência dos alunos na utilização dessa solução. Queremos desenvolver as jornadas adaptativas por meio de inteligência artificial, aumentando o escopo de utilização da Mesas no processo de alfabetização das crianças”, diz Leorys Colletes, diretor no Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação e responsável pelo Espaço Educacional.

Além das Mesas Educacionais, o time desenvolve o conceito de suítes pedagógicas integrando edtechs ao ecossistema educacional, o que possibilita que essas soluções digitais sejam moldadas a partir das necessidades de aprendizado do aluno, e que seja feito tanto o acompanhamento pedagógico quanto o da utilização das soluções aplicadas. Todas as atividades realizadas no Espaço Educacional são implementadas em formas de trabalho baseadas nos conceitos de squad e metodologia ágil. “Dividimos os grupos em times multidisciplinares reduzidos para proporcionar autonomia e definir prioridades. Também buscamos dar maior rapidez aos processos de forma flexível e com máximo de interatividade. Dessa forma, além de um espaço propício para fomentar inovação em educação, atuamos com os métodos mais eficientes para soluções com potencial de evoluir o ato de aprender e ensinar em todo o mundo”, explica Leorys.

As inovações geradas a partir do Espaço Educacional poderão ser utilizadas em outros mercados além do Brasil. As soluções do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação são exportadas pela Positivo Tecnologia desde 1996 e já estão em mais de 40 mil escolas de 14 países.  “Nossa parceria de longa data com o CITS e inauguração desse espaço de inovação certamente contribuirão ainda mais para a expansão da nossa atuação”, diz Leorys.

O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação e o CITS trabalham conjuntamente há mais de uma década. “Essa nova etapa da parceria possibilitará continuarmos a desenvolver o que tem de mais inovador para o setor de tecnologia educacional e fortalecer a parceria do CITS e o Educacional no desenvolvimento de novas soluções e talentos”, destaca Marilda Medeiros Packer, CEO do CITS. A aliança já permitiu expandir pesquisas e acelerar parcerias com universidades da Região Amazônica à procura de estudantes e profissionais que queiram desenvolver projetos e tecnologias em prol da educação. Dentre as ações já concretizadas estão a criação de jogos educacionais e apoio a edtechs sediadas em Manaus.

O Espaço Educacional quer estimular iniciativas inovadoras voltadas a educação, assim como ajudar gestores educacionais, professores e alunos na jornada do aprendizado.  Além disso, tem o intuito de reunir forças e recursos para aplicar a tecnologia no ensino-aprendizado, e de contribuir para o desenvolvimento da Região Amazônica do Brasil e do mundo. O Espaço Educacional está localizado na sede do CITS em Manaus, na Avenida Açaí, 875 – Bloco E – Distrito Industrial I. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here