Educacional lança podcast Escolas do Agora trazendo importantes temas sobre Educação

0
Educação e Tecnologia
Educação e Tecnologia
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Novos hábitos e costumes foram adotados com a pandemia, entre eles o de ouvir podcast. Práticos, os programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar são uma excelente opção para se divertir, aprender ou se informar e agora são mais uma opção de conteúdo do Educacional. O Ecossistema de Tecnologia e Inovação que já conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras e empresas nacionais e internacionais acaba de lançar o podcast quinzenal Escolas do Agora e abrir mais um canal de comunicação e reflexão sobre tecnologia, inovação e outros temas sobre educação.

Disponível no Spotify, o novo podcast abre a programação com o tema “As marcas do confinamento na educação“. Para dialogar sobre o assunto, os convidados do episódio foram Alvaro Cruz, apaixonado por inovação e vice-presidente do Educacional, e Júlio César Luchamann, mestre em educação e doutorando em emoção e cognição. A conversa foi mediada pelo professor Edson Santos, teve a participação da jornalista Raphaella Caçapava e provocou reflexões sobre a importância do desenvolvimento socioemocional nas escolas, o funcionamento do cérebro para melhorar a aprendizagem e geração P.

Para Luchmann, os professores precisam entender como o cérebro do aluno funciona e como ele está relacionado ao processo de aprendizagem. Segundo ele, emoção, motivação, atenção, plasticidade cerebral e memória são aspectos emocionais que devem ser trabalhados pelo educador que deseja melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Na conversa, Alvaro lembra também que diante de todas as experiências vividas na pandemia, os alunos voltam para a sala de aula muito mais questionadores com a forma de aprender e com um grande desejo de estar com o outro. “As instituições precisam repensar e colocar em prática o desenvolvimento socioemocional de maneira transversal e não mais apenas numa aula isolada, tornando a escola muito mais próxima dos estudantes e aproveitando a tecnologia para intermediar e potencializar esse aprendizado”, disse o vice-presidente durante a conversa.

A íntegra do primeiro programa do podcast Escolas do Agora pode ser ouvida no Spotify ou assistido no canal do Educacional no YouTube . O próximo episódio terá como tema “Para onde deve ir o olhar do gestor no próximo ano letivo” e vai ao ar na próxima segunda-feira, 4/10.

Para ouvir o podcast Escolas do Agora no Spotify, clique aqui. Para assisti-lo no YouTube, clique aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here