CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos terá edição presencial em 2022

0
Bad Omen CCQ
Bad Omen CCQ

O CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos, um dos mais importantes projetos de arte e cultura geek de Santa Catarina, acaba de anunciar sua quarta edição: de 18 a 20 de março de 2022. O projeto também está de casa nova. O Boulevard 14/32 da Floripa Airport, em Florianópolis, será sede do projeto que celebra o universo das HQs e da cultura pop.

O CCQ nasceu com o propósito de conectar fãs, artistas e indústria e apresentar ao público de todos os gostos e idades o melhor em HQs, arte, entretenimento e games. “Somos muito mais do que um evento de quadrinhos e entretenimento, queremos ser agentes de transformação e inspiração, pois acreditamos que as melhores histórias ainda serão contadas“, diz José Mathias, um dos idealizadores do CCQ junto a Bruno Flesch.

Por isso o projeto não se resume apenas ao entretenimento e experiências divertidas, mas também cumpre o papel de ser um espaço educacional, social e cultural. Em 2022 a programação será concentrada em 3 dias, totalmente gratuita: painéis, conversas com artistas, workshops, exposições, live art, o famoso Artists Alley e concurso de cosplay, entre outras atividades.

Em sintonia com as discussões da contemporaneidade, a curadoria do CCQ levará para o evento pautas relevantes, com participação de convidados de todas as regiões do Brasil. “Tentamos não fazer evento temático, mas um evento que prega a diversidade do mercado de quadrinhos“, ressalta Bruno Flesch.

Atrações confirmadas para o CCQ 2022

As primeiras atrações já estão confirmadas: Alice Monstrinho (Florianópolis), artista na Silver Games e autora dos quadrinhos Radioactive!, de quatro volumes de Bad Omen e cinco HQs pela editora Skript; Lucas Ferreyra (Buenos Aires | Florianópolis), nome de referência em arte sequencial, pinturas e roteiros e com trabalhos publicados em vários países; Diego Moreau (Florianópolis), um dos fundadores da editora Skript, coautor do doc em quadrinhos Bill Finger – A história secreta do Cavaleiro das Trevas e coautor da webcomic Fanboy e Garota Sincera.

O ilustrador baiano Hugo Canuto também já confirmou sua participação. Ele é autor do álbum Contos dos Orixás (2019) que adapta as grandes histórias da cultura Yorubá e para as HQs. Outro nome de destaque é Ricardo Manhães , de Florianópolis, autor de Santa Catarina que é best-seller na Europa. Por fim, Cris Peter , artista do Rio Grande do Sul reconhecida pelo trabalho como colorista de quadrinhos.

O CCQ é patrocinado pelo município de Florianópolis, pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural da Floripa Airport. A idealização é da Made Joy e a produção é da Marte Cultural.

CCQ – Circuito Catarinense de Quadrinhos 2022
18 a 20 de março de 2022
Boulevard 14/32, na Floripa Airport, em Florianópolis
https://www.ccqoficial.com/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here