Review Mangá: DevilMan

0
Review Critica DevilMan mangá
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Obra: Devilman
Título Original: デビルマン
Título NacionalDevilman
Autor: Go Nagai
Tradutor: Thiago Nojiri
Editora: NewPOP
Número de volumes no Japão: 5 (completo)
Número de volumes no Brasil: 2
Crítica Noobz: Victor Parolisi

———————————————————————

Particularmente, o que mais me atraiu e continua atraindo dentro da cultura pop, são os anos 80 e 90, a uma infinidade de animes, mangas, hqs, games e séries que marcaram época e uma outra parte que teve pouca visibilidade e continua sendo descoberta até hoje. Ainda me lembro dos tempos de criança/adolescente, quando ia a banca de revistas, me deparava com aquela imensidão de personagens desconhecidos que chegava a ser difícil escolher alguma coisa para levar. E foi assim que meu primeiro contato com DevilMan foi estabelecido, me lembro que foi em uma dessas revistas tipo a “Herói” que tive meu primeiro contato visual com o personagem, que não me chamou muita atenção a princípio devida a minha pouca idade e interesse por robôs gigantes rsrs.

Devilman review critica mangá
Devilman review critica mangá

Após o início dos anos 2000, com a moda de gravar series e desenhos em CDs, acabei me deparando com o nosso querido “demonião” mais uma vez. A animação conta com 3 OVAs de aproximadamente 50 minutos e muita violência que fez minha cabeça explodir, pois até então, estava acostumado a consumir personagens com armadura, equipes coloridas, mechas e qualquer coisa que soltasse magia. Após o primeiro contato com essa obra sombria, a curiosidade me fez ir atrás do mangá dos anos 80 de 5 volumes que acabei lendo em apenas um dia.

Review Critica DevilMan mangá
Review Critica DevilMan mangá

Após isso a franquia acabou ficando apenas na memória até 2018 quando a Netflix nos surpreendeu com o remake da história, que, apesar dos fãs fervorosos torcerem o nariz para o traço da animação, confesso que a história foi bem mais fiel do que a dos OVAs dos anos 90. Finalmente em 2019, a editora New Pop lançou uma edição histórica do mangá de 1987 divido em 2 volumes, e é sobre essas edições que irei comentar essa semana. DevilMan foi escrito pelo gigante Go Nagai (Cutie Honey, Mazinger Z, Violence Jack) que conta a história Fudo Akira, um jovem colegial, que além de órfão é vítima de bullying na escola, ele e seu melhor amigo Ryo acabam descobrindo o fatal segredo de que demônios estariam vagando entre os humanos, e Ryo tem um plano para expor os mesmos a toda humanidade. Eles começam a se envolver demais em descobrir outras coisas sobre as criaturas e, em determinado momento, Akira sofre uma possessão. Porém, sua natureza humana prevalece e ele não perde o controle de si, se alto nominando DevilMan.

Review Critica DevilMan mangá
Review Critica DevilMan mangá

Bom, após toda a exposição sobre a existência dos demônios no meio dos humanos, muitos fatos foram distorcidos perante a mídia e também ao espírito sádico de Ryo que fez questão de criar uma histeria coletiva e derrubar o mundo inteiro no absoluto caos, que para mim foi a sacada genial do enredo, pois a leitura de como iriamos encarar uma notícia dessas foi muito coerente, ou seja, iria acontecer uma caça às bruxas. Qualquer mudança de comportamento, discussão acalorada, opiniões opostas, automaticamente transformava a pessoa em um demônio, e a carnificina comeu solta entre os próprios humanos, coisa que agradou muitos os demônios. Tente por algum momento imaginar você em uma situação dessas, com certeza iriamos ver as esquerdas e direitas da vida literalmente se matando pela acusação de serem filhos do tinhoso, hilário ou sádico?

Espero ter aguçado a curiosidade de você, MAIOR DE 18, pois esta obra é literalmente visceral e fará você pensar por alguns dias sobre sua existência, e espero de coração que você se permita ter essa experiência, pois eu garanto que será uma leitura inesquecível.

Devilman
8.5 / 10 Reviewer
{{ reviewsOverall }} / 10 Usuários (2 votos)
Prós
- Uma experiência única!
Contras
- Alguns personagens perdem um pouco da essencial da qual são apresentados no começo da leitura, e acredito que não seja uma leitura para todos os públicos, tornando-a mais indigesta para alguns leitores.
Sinopse
Um dos maiores clássicos japoneses, o consagrado Devilman enfim aterrissa no Brasil em edição Prime e completo em dois volumes. Akira Fudo era um estudante tímido que gostava de frequentar a biblioteca, ele jamais poderia imaginar que a sua vida viraria de ponta-cabeça quando o seu melhor amigo, Ryo Asuka, o procurou para contar-lhe sobre a verdade do mundo. Que demônios da antiguidade estão disfarçados entre humanos e planejam nos dizimar para reconquistar o controle do planeta Terra! A solução proposta por Ryo? Os dois amigos também se transformarem em demônios poderosos para salvarem a humanidade! Então, Akira, depois de muita relutância, aceita a proposta de seu amigo e se funde ao poderoso demônio Amon – é o nascimento do lendário Devilman…! Conheça a cativante e sobretudo visceral história que marcou época e é recontada até os dias de hoje, inspirando a produção da série original Netflix: Devilman Crybaby.
Review dos Leitores Deixe seu voto
Order by:

Be the first to leave a review.

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

This review has no replies yet.

Avatar
Show more
Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe seu voto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here