Review: Per Aspera – É Hora de Colonizar Marte!

Game já está disponível

0
Per Aspera Game
Per Aspera Game
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Game: Per Aspera
Desenvolvedora: Tlo Industries
Distribuído por:
 Raw Fury
Plataforma Utilizada:
 exclusivo PC
Noobzview:
 Ataliba (@AtalibaNoobz)

Per Aspera é um simulador de bases com ficção científica, que acompanha AMI, uma inteligência artificial responsável por gerenciar e emitir relatórios sobre o processo de “terraformação” de Marte. Sua missão é construir uma mega base de operações no planeta com o objetivo de tornar o local habitável para humanos e pouco a pouco colocar planos em ação para deixar Marte cada vez mais parecida com a Terra, ou seja terraformar o planeta vermelho. Com a responsabilidade de ter o futuro da humanidade nas mãos iniciei minha aventura pelo título independente da promissora desenvolvedora argentina Tlo Industries.

Uma Narrativa Envolvente Cheia de Surpresas

Bom, vou dividir essa análise em dois pontos. A história e a jogabilidade em si, mesmo que elas caminhem juntas, uma interferindo na outra com uma maestria que vale ser citada.

Na trama você acompanha AMI, uma inteligência artificial que fica responsável por todo gerenciamento da evolução das bases, recursos e processos de terraformação em Marte. Ela está constantemente em contato com humanos para reportar os acontecimentos e pedir orientações.

Conforme você avança no jogo AMI evolui junto e se depara com diversas questões morais, as quais ela compartilha em forma de reflexão ou através de conversas com seus supervisores. Vale ressaltar que as interpretações de voz são de primeira qualidade e no elenco do jogo contamos com a voz de Troy Baker, uma figurinha conhecida no mundo dos games por já ter interpretado personagens como Joel na franquia The Last of Us e Coringa em Batman: Arkham Origins e Batman: Assault on Arkham, dentre dezenas de outros.

A história é muito bem construída e interfere diretamente na evolução da sua base. Por vezes me vi intrigado sobre alguns mistérios que impactavam no meu desenvolvimento, ao qual não entrarei em maiores detalhes para evitar spoilers. Mas posso afirmar que a trama é um dos pontos altos do jogo, envolvendo decisões morais, mistério e conspirações. Vale ressaltar que o título chegou ao Brasil totalmente localizado com legendas pt-br, o que ajuda e facilita muito no entendimento da história e do jogo em si.

Colete, Construa, Sobreviva

Per Aspera game
Per Aspera game

A mecânica do jogo é muito parecida com a de velhos conhecidos da simulação de cidades como Civilization e Age of Empires, onde você obtém recursos, constrói locais que produzem materiais e usa esses materiais para evoluir um outro ponto, mas Per Aspera traz algumas peculiaridades. Uma delas é que, diferente dos já citados, você não tem o controle das unidades que trabalham na sua base, você pode apenas priorizar suas atividades, mas não dar um comando direto. É uma decisão que traz uma personalidade única ao jogo, mas tem uma consequência, deixa tudo mais lento. Por vezes eu precisava produzir um produto para finalizar uma construção vital para meu desenvolvimento e apesar de colocar aquela estrutura como prioridade, meus operadores não trabalhavam apenas nela fazendo com que o processo demorasse um pouco mais. Aliás, uma coisa que você precisa em Per Aspera é paciência, pois por mais que você acelere o tempo do jogo, sua evolução é extremamente lenta. Por vezes eu ficava no celular vendo vídeos enquanto aguardava os processos da minha base concluírem para, então, efetuar uma nova ação.

Existem tantas coisa acontecendo ao mesmo tempo em Per Aspera, que por mais que o game esteja em português, por vezes eu não entendia como deveria fazer uma ação ou chegar até um próximo objetivo. É tanta complexidade em alguns momentos que falta um pouco mais de explicações sobre suas opções de ação.

Uma surpresa atrás da outra

Per Aspera game Review
Per Aspera gameplay

O simulador da Tlo Industries exige de você o melhor de sua inteligência estratégica, porém, por mais que você siga uma cartilha que pode te levar ao sucesso, nunca está pronto para o que está por vir. São vários pontos de virada narrativa que você não está preparado e te levam ao fracasso, lhe fazendo ter que recomeçar. Mas ai temos um ponto positivo, pois todas as vezes em que fracassei e aprendi, voltava mais motivado e com uma nova estratégia em mente. O fator replay do jogo é alto, porém, a minha evolução seguia até uma próxima etapa, onde Per Aspera me surpreendia novamente e me derrotava. Eu particularmente achei o jogo difícil, pois além de ter que lidar com toda complexidade de gerenciar a cidade e fazer diversos cálculos e planejamentos, tinha que prever alguns acontecimentos narrativos totalmente inesperados, que me levavam a derrota. Eu joguei várias vezes, a grande maioria no normal, mas como o jogo era muito lento e eu estava intrigado com a história, resolvi experimentar o fácil, em vão, pois o jogo continua difícil, com recursos escassos e lhe preparando surpresas narrativas de cair o queixo e as estruturas. Algumas dessa surpresas inclusive, te levam a destruição e o jogo não lhe dá o tempo necessário para se preparar para ela, independente da dificuldade. O que te deixa realmente surpreso.

Devemos colonizar Marte?

Per Aspera Gameplay
Per Aspera Gameplay

Eu como fã de jogos de estratégia adorei Per Aspera e recomendo a todos os que gostam do gênero, pois ele traz uma narrativa muito bem construída que flui de forma deliciosa com a evolução do jogo, além de mecânicas que exigem sua atenção e planejamento. Além dos recursos, você deve o tempo todo estar atento ao consumo de energia e qual o próximo upgrade, pois uma escolha errada pode colocar tudo em risco. Apesar disso, o desenrolar do título é bem lento e em um primeiro momento (bem longo), bem pacato, o que o torna um jogo bem nichado, dentro do nicho em que se encontra, pois é necessário paciência e tempo disponível. O gameplay também precisa de alguns polimentos, pois as vezes fica um pouco confuso sobre como você deve efetuar uma determinada ação. Por vezes algumas unidades ficam ruins de clicar e entender o motivo dela não estar funcionando plenamente.

O título dá desenvolvedora argentina precisa de polimentos, mas é promissor e vale a atenção. A Tlo Industries começa por um caminho que compensa dar uma atenção para ver o que virá no futuro.

Per Aspera está disponível para PC com legendas em português-br.

Trailer

———————————————————————

NOTA NOOBZVIEW: 7.5

Per Aspera
7.5 / 10 Reviewer
{{ reviewsOverall }} / 10 Usuários (0 votos)
Pós
- História Envolvente
- Fator Replay muito Alto
- Totalmente localizado pra o pt-br
Contras
- Desenvolvimento extremamente lento
- Falta de clareza sobre como efetuar algumas ações
Sinopse
Per Aspera é um simulador de planeta que combina ficção científica com construção e gerenciamento de bases.
Rating
Review dos Leitores Deixe seu voto
Order by:

Be the first to leave a review.

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

This review has no replies yet.

Avatar
Show more
Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe seu voto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here