Hotel Mariana vira filme e estreia esse mês no youtube!

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Cinco anos após o maior crime ambiental do país, o espetáculo Hotel Mariana ganha versão para as telas e tem pré-estreia confirmada com exibições gratuitas entre os dias 19 e 26 de novembro, as 20h, no YouTube. Criado a partir de relatos reais coletados uma semana após a tragédia, por Munir Pedrosa, idealizador e diretor do projeto, Hotel Mariana concorreu ao Prêmio Shell de Teatro.

Para criar o filme, Munir retornou a Mariana em 2017 e reencontrou as mesmas pessoas que conversou na semana da tragédia. No filme, os atores assumem os depoimentos de 2015 e as vítimas reais são reveladas com a narrativa inédita colhida em 2017.

Hotel Mariana

Além da exibição do filme, o projeto também prevê uma oficina sobre verbatim, gênero de teatro documentário usado no espetáculo e adaptado para o filme. As oficinas ocorrem entre 27 e 30 de novembro, das 19 às 20h30, com inscrições gratuitas pelo e-mail: hotelmarianaofilme@gmail.com.

O teatro verbatim é um tipo de teatro documentário que reproduz em cena as palavras exatas de pessoas reais gravadas em entrevistas sobre um determinado tema ou evento. Durante a apresentação, os atores reproduzem instantaneamente o que estão ouvindo em fones de ouvido com o objetivo de reproduzir os áudios da maneira mais fiel possível, atingindo um grau de autenticidade que se aproxime da natureza de cada entrevistado. A oficina ministrada por Munir Pedrosa e Herbert Bianchi, visa oferecer ferramentas para o aluno seguir de forma autônoma através de pesquisas e exercícios que podem leva-lo à criação do seu próprio espetáculo.


Sinopse

Eram quase três e meia da tarde de 5 de novembro de 2015, um dia quente, como de costume no vale do Rio Doce, quando a barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em Mariana-MG, com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, rompeu-se sobre os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Depoimentos perturbadores e surpreendentes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham. Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista de direitos humanos à aposentada que escreve poemas, somos convidados a escutar os sobreviventes que, com suas histórias, traçam um panorama político, histórico e cultural do nosso país.


Sobre a maior tragédia ambiental da história do Brasil

No dia 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana (MG), que fez parte da Estrada Real criada ainda no século XVII, foi o cenário principal do maior desastre ambiental da História do Brasil. Por volta das 16h, a barragem de Fundão, se rompeu, provocando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, matando 19 pessoas, deixando milhares desabrigadas. O vazamento, considerado o maior de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração, provocou também a morte do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. O tsunami de lama, assim que chegou ao distrito de Bento Rodrigues – área mais atingida, vizinha à barragem – levou somente 12 segundos para devastar o local, que teve cerca de 80% de suas construções destruídas. Ao todo, 39 cidades foram afetadas e 11 toneladas de peixes foram mortos. Devido à extensa área atingida, a fauna e a flora do Rio Doce ficaram ainda mais vulneráveis: ecossistemas e espécies que já eram ameaçadas por atividades predatórias e impactos da indústria, agricultura e mineração, passaram a correr sério risco de extinção. De acordo com alguns dados, décadas, ou até um século, serão necessárias para a recuperação da bacia. No dia 25 de janeiro de 2019, mais uma barragem de rejeitos de minérios se rompe, dessa vez em Brumadinho, deixando 228 pessoas mortas.


Histórico do espetáculo 


Entre mais de 250 projetos, Hotel Mariana foi contemplado pelo ProAC Edital de Obras Inéditas no ano de 2016. Em maio de 2017 o espetáculo estreou no teatro do grupo Os Satyros, palco alternativo da cena paulistana. A temporada cumpriu o total de 31 apresentações, todas com lotação esgotada, finalizando com grande sucesso de público e crítica, sendo indicado ao Prêmio Shell na categoria autor. A segunda temporada foi no início de 2018, no Sesc Vila Mariana, dessa vez adaptado para o palco italiano. Novamente tivemos um grande sucesso de público e crítica, com ingressos antecipadamente esgotados e sessões lotadas. De lá pra cá nossa trajetória se fez com temporadas e turnês pelo Estado de São Paulo e participações nas programações dos principais festivais e mostras do país, passando pela MIT-SP (Mostra Internacional de Teatro) e FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). No total, mais de 20 mil pessoas assistiram o espetáculo Hotel Mariana.


Para roteiro

Hotel Mariana, o filme – de 19 a 26 de novembro, às 20h. Duração – 70 minutos. Livre. Grátis. Acesso pelo link: https://youtube.com/channel/UCjiFn1SKqZz0J8kj_kX25Kg. Após a exibição do filme, bate-papo com parte do elenco e Munir Pedrosa.

Ficha técnica 
Direção – Munir Pedrosa

Fotografia – Willian Prado


Luz cênica – Rodrigo Caetano

Produção – Gengibre Multimídia
Elenco

Angela Barros

Bruno Feldman

Clarissa Drebtchinsky

Fani Feldman

Isabel Setti

Letícia Sobral

Marcelo Zorzeto

Munir Pedrosa

Rita Batata

Rodrigo Caetano

Oficinas verbatim – 27, 28, 29 e 30 de novembro, a partir das 19 horas. Duração: 90 minutos. Grátis. Inscrições pelo e-mail: hotelmarianaofilme@gmail.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here