Confira nossas dicas para aproveitar as oportunidades da Black Friday sem dor de cabeça!

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz
Black Friday Brasil

No dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês, acontece no Brasil a Black Friday, uma data muito aguardada por gamers e amantes de tecnologia devido aos descontos generosos que são possíveis de encontrar. Mas para economizar de verdade é importante tomar alguns cuidados.

O que é?

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos simbolicamente dando início à temporada de compras de Natal no comércio. Portanto, neste dia as lojas oferecem grandes descontos aos consumidores. A data escolhida para o evento é a primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), um dos mais importantes feriados celebrados nos Estados Unidos e em outros países como o Canadá.

Devido ao sucesso comercial, a “Sexta-Feira Negra” chegou oficialmente ao Brasil em 2010, em ação que aconteceu exclusivamente on-line, mas que no decorrer dos anos vem ganhando cada vez mais adeptos nos meios físicos e digitais, envolvendo lojistas e consumidores. Por conta de sua força, grandes lojas virtuais aproveitam a data e fazem de novembro um mês recheado de ofertas, como o KaBuM!, que este ano está com a Novembro Ninja, trazendo ofertas diárias com produtos relacionados a Computadores, Notebooks, Games e Smartphones.

Atenção nunca é demais

A popular data de ofertas surge como uma ótima oportunidade para adquirir eletrônicos, com desconto em peças para turbinar seu PC, notebooks gamers completos e até consoles, mas devemos estar sempre atentos na hora de fazer nossas compras, pois infelizmente, muitos aproveitam a data para tentar enganar consumidores desavisados e prejudicar estabelecimentos sérios que de fato abraçaram o dia dos grandes descontos.

Computador Gamer Black Friday

Por conta disso, listamos aqui algumas dicas para que você esteja sempre atento na hora de fazer a sua tão esperada compra.

Pesquisa Prévia: Se você tem um dinheirinho guardado e já está de olho no que quer comprar, aproveite para pesquisar com antecedência, pois muitas lojas costumam elevar os preços dos produtos no dia da Black Friday e enganar o consumidor vendendo o mesmo como se estivesse com desconto. Infelizmente, essa prática já foi detectada não só em pequenos estabelecimentos, mas também em grandes lojas do varejo, portanto, fique sempre atento e faça uso da antecedência para se preparar. Para auxiliar na pesquisa, existem sites como Zoom e Buscapé, onde você pode ver o histórico de preços de produtos, além de fazer a comparação entre lojas. Peças para computador costumam ter uma variação significante de preço, portanto, fique ligado!

Sites Falsos: Com a facilidade de fazer campanhas pagas através de redes sociais, surgem os oportunistas. É muito comum que nesse período apareçam links patrocinados que podem lhe levar a sites falsos com o intuito de roubar seus dados ou até mesmo tentar levar o seu dinheiro, gerando boletos para que você efetue a compra de um produto, que na verdade não existe naquela pseudo loja. Segundo a Febraban, grande parte das fraudes na Black Friday está relacionada ao roubo de dados. Para se precaver, evite compras em páginas com nomes estranhos. Os endereços seguros apresentam o “https”, que é representado com um cadeado localizado ao lado do domínio. Caso o website em que você está efetuando sua compra só aceite boleto ou transferência bancária, é hora de ligar o sinal amarelo. Outra dica é sempre observar o domínio do que aparece em uma propaganda nas redes sociais, pois é comum golpistas se passarem por grandes lojas famosas.

Preço Anunciado é Diferente do Real: Grande parte das reclamações que ocorrem durante a Black Friday está relacionada à propaganda enganosa. Já houveram diversos casos, no qual o produto é anunciado com um mega desconto, porém na hora de efetuar a compra com o carrinho virtual o preço apresentado é outro, maior. Portanto, muita atenção antes de finalizar sua compra para não ter uma surpresa na fatura.

Fique atento ao frete: Imagine que você está com seu dinheiro contado e surge uma placa de vídeo que você tanto precisa a um preço que cabe no seu bolso. Você efetua a compra e para a sua surpresa o frete custa até 20, 25% do valor total do produto. Pois é, alguns estabelecimentos acabam tirando o preço do produto e colocando no frete, fazendo com que na realidade não haja desconto real. Dessa forma, se o frete está custando um absurdo, é hora de procurar outro local para fazer suas compras.

Produto bom é sinal de venda rápida: Muitos gamers aguardam ansiosamente a Black Friday para comprar notebooks e peças para turbinar seu computador. Acontece que os melhores negócios costumam ter um estoque bem limitado, então você precisa ser rápido para executar sua compra. A dica é, visite as lojas que oferecem o produto que você tem interesse e já realize o seu cadastro, os minutos que você vai economizar podem ser decisivos para a garantia da compra ou para que você acabe ficando no vácuo.

Outro bom motivo para ficar ligado é que computadores, notebooks e games estão justamente entre os itens mais cobiçados pelos consumidores nesta Black Friday, segundo pesquisa realizada pela Promobit, plataforma especializada em ofertas e promoções. Segundo os resultados, 47% dos entrevistados deseja adquirir um smartphone na data das ofertas. Logo em seguida, surgem Games e Consoles com 39% e os Computadores (incluso notebooks e acessórios) com 37%. Vale citar que a maioria dos entrevistados deseja adquirir mais de um produto na Black Friday, portanto mais de uma opção pôde ser escolhida.

Computadores Black Friday

Não tenha pressa: Por conta da grande demanda que a Black Friday costuma provocar, muitas lojas acabam colocando um tempo de entrega maior que o normal, para que possam cumprir o prazo, consequentemente, se você está com muita pressa para receber seu produto pode acabar tendo alguma dor de cabeça. Fique sempre ligado no tempo de entrega prometido pela loja nessa época.

Muito Cuidado com E-mails e SMS: Lamentavelmente, já é comum na vida dos brasileiros receber e-mails falsos com a intenção de roubar dados. Meu pai recebe quase que diariamente e-mails falsos pedindo para que ele pague a mensalidade de um serviço que ele nem assina, sempre com origens bem peculiares. Deste modo, não se deixe levar pelos impulsos e fique sempre atento ao receber uma oferta muito tentadora no seu e-mail e SMS e o mais importante, não clique no link enviado, senão pode ser tarde demais.

Antivirus Atualizado: Por conta dos e-mails, SMS e sites falsos, mantenha seu antivíirus e firewall sempre atualizados e ligados para se aventurar com mais segurança pelos encantadores e perigosos vales da sexta-feira negra.

Cartões Virtuais: Uma boa opção que temos nos dias atuais, são os cartões virtuais, já oferecidos por algumas instituições financeiras como Banco do Brasil, Nubank, Itaú, Santander e Caixa Econômica. Esses cartões são gerados para o cliente na hora, a partir de um pedido via aplicativo ou site. A compra realizada com esse cartão é lançada na fatura de seu cartão normalmente, mas os dados são diferentes do seu cartão físico. Com exceção do Nubank, o cartão gerado pelos outros bancos fica inutilizado após a compra.

Esquenta Black Friday: Várias lojas costumam lançar excelentes promoções antes da Black Friday para fazer um esquenta. Dessa forma, é bom ficar ligado na semana que antecede a data, pois as vezes, seu tão sonhado produto pode surgir com uma mega promoção dias antes da sexta-feira e não aparecer na própria sexta-feira.

Cartão da Loja: Caso você tenha o cartão de alguma loja, provavelmente terá mais vantagens, seja em descontos ou em maior prazo de parcelamento. Se você está de olho em alguma loja que oferece cartão, estude quais são as vantagens, pois pode acabar valendo mais a pena.

Pseudo Oportunidade para um Endividado: Datas nas quais promoções enormes aparecem são uma enorme armadilha para os endividados. Se não tem, passe longe das promoções. Caso tenha alguma reserva, uma boa dica é estipular um limite de gastos, para assim não estourar o orçamento e o que parece bom acabar se tornando um pesadelo. É bom se lembrar também, que o Natal está logo ali.

Black Friday 2019

Visite o Site do Procon: O Procon mantém uma lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. Faça uma visita!

Acessórios, Computadores e Notebooks Gamer

Para montar seu Computador Gamer ou adquirir seu notebook a hora pode ser agora, pois esse mercado tem apresentado poucas variações de preço e qualquer desconto é sempre muito interessante, dessa forma aproveite o mês de novembro para visitar os principais sites e ficar de olho em promoções relâmpagos, pois sua peça ou seu notebook ideal pode entrar em promoção dias antes da popular sexta-feira. O próprio KaBuM! já apresentou, durante o Novembro Ninja 2019, produtos gamers com descontos de até 30% e nas ofertas diárias podem surgir acessórios com até 50%. Em relação à Black Friday, o evento começa mais cedo no e-commerce: dia 28, às 19h.

Segundo pesquisa feita no site Já Cotei entre setembro e outubro, grande parte dos produtos que entraram nos descontos da Black Friday tiveram um aumento, como Smartphones, TVs, Micro-ondas e impressoras. A única categoria que apresentou uma leve queda nos preços foram justamente os notebooks, indicando que a data pode trazer algumas excelente oportunidades reais.

Caso você já tenha uma marca em mente, vale a pena entrar diretamente no site e redes sociais da empresa, pois pode haver uma promoção específica ou indicação para algum site que esteja realizando uma ação. Em 2018, por exemplo, a Dell oferece desconto de R$ 1.500 no notebook gamer Dell G7 com placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1060, processador Intel Core i7 de oitava geração e memória de 16 GB DDR4 expansível até 32 GB. Com monitor 15 polegadas, armazenamento de 128 GB em SSD e 1 TB em HD o produto caiu para R$ 6.799.

Dell G7 notebook gamer Black Friday

A brasileira Avell foi outra marca que trouxe descontos em seus produtos na última Black Friday, com computadores tendo descontos de até R$ 450.

Os MacBooks são produtos mais caros e que normalmente não entram em promoção considerável. Caso você esteja pretendendo comprar um, talvez a Black Friday seja a oportunidade de lhe permitir economizar algumas centenas de reais.

Cyber Monday, sua segunda oportunidade

Black Friday Gamer

Não há como prever o futuro, mas se a sexta-feira chegou e você não encontrou nada que lhe agrade nessa área de eletrônicos, talvez você ainda tenha uma última oportunidade, pois o Brasil está importando mais uma data comercial do calendário internacional, a chamada Cyber Monday, que é a segunda-feira pós-Black Friday, em que lojas de tecnologia apresentam descontos e ofertas especiais para computadores e eletrônicos.

A data já está bem estabelecida em diversos locais mundo afora, como Estados Unidos, Austrália e diversos países europeus, e chegou ao Brasil em 2012. Apesar de ainda não ser tão forte, já registrou diversos descontos interessantes e vem crescendo gradualmente, então vale a pena dar aquela espiadinha.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here