BIG Festival 2018 vai premiar games em estágio inicial com R$ 20 mil!

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

O BIG Festival 2018, maior festival de jogos independentes da América Latina, tem uma uma chance e tanto para desenvolvedores de games brasileiros: trata-se do BIG Starter, um segmento do evento voltado para projetos não finalizados ou publicados comercialmente.

No BIG Starter, cujas inscrições foram prorrogadas até 20 de maio, o desenvolvedor de games terá a oportunidade de apresentar seu projeto a uma plateia composta por desenvolvedores, potenciais investidores, nomes relevantes do game design nacional e internacional, jornalistas e outros formadores de opinião.

BIG Festival 2018

A premiação consiste em duas categorias: projeto de jogo de entretenimento e projeto de jogo educacional ou de aprendizagem. Para cada uma delas o vencedor levará o prêmio, patrocinado pelo BNDES, de R$ 20 mil e um troféu. Para participar, o projeto deve encontrar-se em um estágio de desenvolvimento apresentável por meio de modelo funcional, mesmo que não interativo. São aceitas demonstrações digitais e analógicas.

Um dos projetos que ganhou um “empurrãozinho” do BIG em edições anteriores foi Relic Hunters Zero, um shooter cartoonizado feito pela Rogue Snail, que participou da produção de jogos como Chroma Squad, Dungeonland e Knights of Pen & Paper. “Vencer o BIG Starter foi, tanto para o jogo Relic Hunters Zero, como para a empresa [Rogue Snail], algo muito importante”, diz Marcos Venturelli, CEO e game designer do estúdio. “Nos incentivou a continuar trabalhando e investindo no jogo, que começou de forma humilde e se tornou o projeto mais ambicioso da minha carreira“, completa.

Outro game que levou o prêmio do BIG Starter no passado foi Monowheels VR, uma experiência futurista da IMGNATION Studios, mesma empresa que desenvolveu Angry Birds Rock in Rio, game em parceria com a Rovio. Para eles, receber o prêmio do BIG Starter foi uma injeção de ânimo e permitiu focar em melhorias para o produto. “A premiação teve um papel importante na validação, tanto do game como da empresa, porque nos ajudou na hora de fechar parcerias com publishers e investidores”, comenta o Orlando Fonseca Jr., CEO da IMGNATION.

Além do prêmio em dinheiro, Monowheels VR ganhou destaque em veículos especializados no segmento e acabou indo parar na GDC 2018, um dos principais festivais de desenvolvimento de jogos do mundo.

Para Vinícius Gusmão, da Med Room, ganhar o prêmio do BIG Starter 2017 ajudou bastante em questões técnicas, envolvendo a compra de novos equipamentos. “Na nossa apresentação, deixamos claro que o investimento do prêmio seria usado para comprar um notebook e fazer demonstrações. Com isso conseguimos marcar muito mais reuniões, viajar mais, demonstrar mais, participar de muitos eventos. Deu forças para nossa empresa e para o jogo” diz.

As inscrições para o BIG Starter podem ser feitas aqui. Veja o regulamento completo na página do BIG Starter – www.bigfestival.com.br/regulamento-big-starter

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here