Social Comics publica mais duas obras dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Para comemorar os 20 anos da famosa série de HQs 10 Pãezinhos, dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, o Social Comics publicou mais duas obras da coletânea em seu acervo: ‘Meu Coração, Não Sei Por Quê’ e ‘Mesa Para Dois’. O lançamento das publicações é resultado de uma parceria anunciada em abril deste ano entre a plataforma e os quadrinistas, que incluirá todos os quadrinhos da série no catálogo digital até 2018.

Sempre acreditamos na capacidade das histórias de viver para sempre, e essa parceria com o Social Comics nos possibilita mantê-las disponíveis para que toda uma nova geração de leitores, presentes e futuros, por todo o Brasil e até ao redor do mundo, possam descobrir as nossas histórias”, comemora Fábio Moon. Saiba mais sobre as obras publicadas:

Fábio Moon Gabriel Bá

Meu Coração, Não Sei Por Quê

Imagine enxergar o mundo pelos olhos de uma criança, para quem tudo acontece de imediato. É essa a perspectiva de ‘Meu Coração, Não Sei Por Quê’, um breve conto de fadas moderno sobre dois meninos e uma menina – amigos de infância que acabam se afastando e se reencontrando na fase adulta. O garoto Miro é o ponto central da trama, com sua jornada em busca do amor de sua vida.

A obra tem um enredo simples, porém repleto de detalhes que tornam a história mais “real” ao mesmo tempo em que traz situações fantásticas, sendo uma das principais características do trabalho de Bá e Moon: emoções abordadas por elementos de fantasia, sonho e poesia. A narrativa conduz o leitor a pensar sobre o que muda em nós após alguns anos e sobre o que permanece, apesar de todas as mudanças decorrentes do amadurecimento.

Tendo sido originalmente concebido como fanzine, ‘Meu Coração, Não Sei Por Quê’ foi o segundo livro lançado pelos irmãos, publicado em 2001 pela editora Via Lettera, e uma das primeiras histórias da dupla a ser lançada no exterior.

Mesa para Dois

Já ‘Mesa Para Dois’ conta a história de Júlia, uma garçonete sem muito agito na vida, que aceita o emprego de Milo, um escritor em crise que precisa de uma assistente. O Sr. Milo precisa terminar de escrever seu livro. Júlia tem as tardes livres. Agora, tudo que eles precisam fazer é conversar. A partir dessas conversas, ela começa a perceber que o amor pode estar onde menos esperamos.

A simplicidade no enredo também percorre as páginas de ‘Mesa Para Dois’. Não há nada de sobrenatural, inimaginável, heróico ou mitológico na obra, mas sim a retratação de acontecimentos corriqueiros. A narrativa, no entanto, busca inserir uma idéia inusitada num contexto completamente cotidiano.

A obra foi pensada para o concurso “Literatura Para Todos”, do Ministério da Educação, que selecionava obras para um programa de alfabetização. A história não foi escolhida, mas foi o impulso inicial que acabou motivando os irmãos a publicarem a obra durante os primeiros meses de 2006.

‘Mesa para Dois’ foi publicada pela Devir em dezembro de 2006 e ganhou, no ano seguinte, o troféu HQ MIX de Melhor Edição Especial Nacional. Em 2013, a obra foi adaptada para o cinema e virou um curta, dirigido por Amilcar Oliveira, estrelando Lourenço Mutarelli como o escritor Milo Solano e Umberto Magnani como seu Monteiro.

Sobre os autores:

Fábio Moon e Gabriel Bá são irmãos gêmeos e nasceram em 1976, em São Paulo. Publicaram suas primeiras histórias em fanzine. Mas foi só em 1997 que eles criaram aquele que mudaria de vez a suas carreiras: o 10 Pãezinhos.

Durante quatro meses publicando semanalmente, os dois lançaram quinze edições e, então, decidiram partir para algo maior e mais ousado. ‘O Girassol e a Lua’ foi a primeira história longa, contada originalmente no fanzine como uma minissérie em sete edições quinzenais. Os autores venderam o conjunto completo da minissérie pelos dois anos seguintes, até receberem uma proposta da editora Via Lettera para publicar a história em forma de livro.

Quando, no ano 2000, eles receberam os troféus HQ Mix de melhor fanzine e de desenhista revelação, aproveitaram a euforia do prêmio e decidiram se aventurar novamente numa nova grande história, publicada semanalmente em capítulos no fanzine. Nascia então a obra ‘Meu Coração, Não Sei Por Quê’.

Mesmo em início de carreira, os dois já demonstravam suas personalidades, fugindo dos estereótipos do mercado norte-americano de super-heróis e do quadrinho tradicional brasileiro de humor, em especial com charge, cartum e tiras.

Fábio Moon e Gabriel Bá chegaram ao reconhecimento internacional com ‘Daytripper’, ‘Umbrella Academy’ e a recente adaptação do livro ‘Dois Irmãos’ do consagrado escritor brasileiro Milton Hatum, ganhadora do Eisner, o prêmio mais importantes dos quadrinhos.

Serviço: ‘Meu Coração, Não Sei Por Quê’ e ‘Mesa Para Dois’ no Social Comics

Meu Coração, Não Sei Por Quê: lançado no Social Comics em 17 de novembro.

Origem: NACIONAL
Editora: VIA LETTERA
Coleção: 10 PAEZINHOS
Edição: 1
Assunto: HQs
Idioma: PORTUGUÊS
Ano: 2001
País de Produção: BRASIL
Nº de Páginas: 72

Mesa para Dois: lançado no Social Comics em 24 de novembro.

Origem: NACIONAL
Editora: DEVIR EDITORA
Coleção: 10 PAEZINHOS
Edição: 1
Assunto: HQs
Idioma: PORTUGUÊS
Ano: 2006
País de Produção: BRASIL
Nº de Páginas: 56

Para mais informações confira o site – https://www.socialcomics.com.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here