Indústria de Games Nacional Receberá Investimento da Finep!

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

A Finep (Empresa Pública Brasileira de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação) divulgou hoje no BIG Festival, maior evento de games independentes da América Latina, que fará um investimento de R$ 50 milhões em empresas de vários setores, incluindo o de games, por meio do programa Finep Startup. Metade do dinheiro será liberado imediatamente e a outra metade a partir do segundo semestre de 2017.

Games Brasileiros

O programa, recentemente anunciado por meio de edital, pretende disponibilizar recursos financeiros para que startups com alto potencial de crescimento e retorno possam enfrentar com sucesso os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo para a criação de empregos qualificados e geração de renda, promovendo o crescimento do mercado de capital semente no Brasil.

As empresas selecionadas receberão aportes de até R$ 1 milhão. O investimento vai se dar por meio de contrato de opção de compra de ações.

Profissionais

De acordo com dados da Abragames, em 2008 havia 43 empresas desenvolvedoras de games no Brasil. Esse número foi para 130 em 2014 e, atualmente, são mais de 200 empresas no país.

Considerando todos os setores da cadeia produtiva de games (criação, marketing, comunicação, vendas) o mercado brasileiro emprega cerca de 15 mil pessoas – sendo cerca de 4 mil os que trabalham diretamente na produção de jogos, como artistas, programadores, sonoplastas, designers, diretores, músicos e publishers.

Segundo o Unctad, órgão de comércio e investimento das Nações Unidas, a economia criativa é o setor que mais gera empregos e um dos poucos que continuaram a crescer apesar da crise internacional que começou em 2008.

Link para as inscrições do processo seletivo do Programa Finep Startup: http://finepstartup.finep.gov.br/

Link para o Edital da Finep: http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/2017/26_06_2017_Edital_FINEP-STARTUP-2017.pdf

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here