Festival de Cinema Francês traz filmes de Realidade Virtual ao Brasil!

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

O Festival Varilux de Cinema Francês 2017 vai trazer uma Mostra de filmes franceses com tecnologia de realidade virtual. É a primeira vez que um festival no Brasil dedica uma seleção específica a esse gênero, que acaba de entrar também no Festival de Cannes em 2017 com um filme de Alejandro Gonzalez Iñarritu, “Carne e Areia“.

I, Philip De Pierre Zandrowicz
I, Philip do diretor Pierre Zandrowicz

A mostra contará com oito obras em 360º desenvolvidas por líderes em inovação audiovisual na França e que serão apresentadas gratuitamente ao público paulista e carioca. As exibições, realizadas em cadeiras giratórias e com óculos de realidade virtual, acontecem entre 6 e 18 de junho em São Paulo e de 9 a 18 de junho no Rio de Janeiro.

A seleção será acompanhada pelo Michel Reilhac, curador de quatro filmes ‘Best-of da produção independente de realidade virtual francesa’ que participa de palestras em São Paulo e no Rio de Janeiro. Profissional consagrado na Europa, ele foi diretor do cinema no canal ARTE e é o atual diretor do Submarine Channel em Amsterdam. Reilhac se define como “arquiteto de histórias interativas” e faz muitas intervenções como curador, conselheiro ou palestrante em festivais prestigiosos como Veneza, Sundance, Cannes, Tribeca, etc.

Reilhac acredita que aos poucos a tecnologia da realidade virtual se tornará uma nova tendência. “A minha esperança é que aprendamos rapidamente como a realidade virtual pode ser uma forma fantástica de compartilhar experiências que não seriam possíveis no mundo real, mas não como uma substituição de todas as coisas que não podemos fazer fisicamente”, afirma Reilhac.

A coordenação da mostra será feita pelo Alexandre Calil Sicchieri, especialista brasileiro de realidade virtual, reconhecido internacionalmente , CEO da VRXP- Virtual Reality Experience, coordenador do BIG Festival e administrador principal da maior comunidade de realidade virtual no Facebook (Virtual Reality).

Os filmes exploram o potencial da realidade virtual em diversos gêneros como ação, ficção, animação e documentário. Entre eles estão obras integrantes de festivais internacionais como Tribeca, Kaleidoscope, Sundance, entre outros. Três dessas produções estiveram em Sundance: “Notes on Blindess”, “Out of the blue” e “Viens!”. Esse último é dirigido por Reilhac.

PROGRAMAÇÃO
Toda a programação, em ambas cidades, é gratuita.

SÃO PAULO
Terça-feira, 6 de junho
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
De 10h às 12h
Palestra de Michel Reilhac e Alexandre Calil: “A situação atual e as perspectivas da Realidade Virtual no mundo e no Brasil”.

De 10h às 18h
Exibição de filmes franceses de realidade virtual.

Quarta-feira, 7 de junho
Aliança Francesa de São Paulo – Rua General Jardim, 182 – Centro
De 10h às 18h
Exibição de filmes franceses de realidade virtual.

De 8 a 18 de junho
Programação fixa de filmes de realidade virtual no Cine Arte- Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César

RIO DE JANEIRO
Sexta-feira, 9 de junho
Médiathèque da Maison de France (Consulado Geral da França no Rio de Janeiro)
Avenida Antonio Carlos, 58 – Centro

17h30m às 19h
Palestra de Michel Reilhac e Alexandre Calil: “A situação atual e as perspectivas da Realidade Virtual no mundo e no Brasil”.

De 10h às 18h
Exibição de filmes franceses de realidade virtual.

De 10 de junho a 18 de junho
Cine Odeon (foyer do 2º andar)- Praça Floriano, 7 – Centro
Programação fixa de filmes de realidade virtual.

OS FILMES
‘Best of’ dos filmes independentes franceses
Curadoria: Michel Reilhac

I, Philip
De Pierre Zandrowicz
Com Hélène Kuhn, Doug Rand, Nathan Rippy, Dounia Sichov
Escrito por Pierre Zandrowicz e Rémi Giordano
Produção: ARTE France, Fatcat Films, Saint-George.
Animação live action – 2016– 14min
Sinopse
Em 2005, David Hanson, um jovem engenheiro de robótica revela seu primeiro androide com forma humana, “Phil”, que é a cópia perfeita do famoso autor de ficção científica Philip K. Dick. Em poucas semanas, Phil se torna famoso na internet e no círculo de fãs do autor. O robô acaba apresentando diversas de conferências ao redor do mundo. No fim deste mesmo ano, a cabeça do androide desaparece durante um voo da America West Arilines entre Dallas e Las Vegas. Por meio das memórias do androide e do autor, o filme oferece uma interpretação da vida de Phil.

NOTES ON BLINDNESS
De Peter Middleton e James Spinney
Voz em francês: Lambert Wilson
Produção : Archer’s Mark
2016 – 6 capítulos de 3-4min
Sinopse
Em 1983, após anos de uma doença progressiva e dias antes de seu filho nascer, o escritor e teólogo John Hull ficou completamente cego. Consciente de que iria destruir sua vida se não entendesse a cegueira, Hull começou a fazer um diário gravado com fitas-cassete, em que descrevia a dolorosa, mas também libertadora jornada até as profundidas de sua alma; demostrando que as deficiências físicas e obstáculos da vida podem trazer experiências enriquecedoras se forem enfrentadas.

VIENS!
De Michel Reilhac
Tecnologia criativa: Carl Guyenette
2016– 12min
Sinopse
Três mulheres e quatro homens nus, surgidos de lugar nenhum num fundo branco, no espaço ensolarado de um cômodo iluminado fora do tempo. Eles se encontram, se tocam, compartilham a energia e se transformam espiritualmente. Eles fusionam com o mundo.

S.E.N.S
De Charles Ayats, Armand Lemarchand e Marc-Antoine Mathieu
Tecnologia criativa: UBMTH
Produção: Red Corner & ARTE France
2016– Jogo de aventuras – 30min
Sinopse
Sens é uma experiência interativa de realidade virtual na qual o espectador se dirige através de um cenário linear em preto e branco. É preciso selecionar direções, objetos e placas de direção para evoluir nesse jogo. As linhas puras e o fato de ser bicolor tornam essa experiência bem mística e relaxante, mas com toques angustiantes quando o personagem cai. Bonito, solene e elegante, Sens é uma experiência interessante a ter em realidade virtual.

Seleção do Festival

SERGEANT JAMES
De Alexandre Perez
Com Elliot Daurat, Eléonore Joncquez
Produzido por Floréal Films
Ficção – 2017 – 7min
Sinopse
É a hora de dormir de Léo, um menino de sete anos. Quando sua mãe apaga as luzes, o pequeno menino pensa que pode existir algo embaixo da sua cama. É apenas a imaginação inofensiva de um menino, ou algo mais assustador?

KINOSCOPE
De Philippe A. Colin, Clement Leotard
Produzido por Ex Nihilo, Novelab, La Cinémathèque Française, Google Artes & Culture
Narração de Dean Tavoularis
Animação – 2016 – 9 min
Sinopse
De Méliès e Chaplin a Kubrick e Tarantino, Kinoscope é uma viagem pelas principais cenas que o cinema já capturou. A história é narrada pela famosa e lendária voz de Hollywood, o diretor de arte, Dean Tavoularis, que trabalhou em vários sucessos de bilheteria, como a série de filmes de “O Poderoso Chefão”, “Apocalipse Now”, “Um Golpe Muito Louco”, “O Fundo do Coração” e “Bonny e Clyde – Uma Rajada de Balas”.

ON SET – SLACK BAY
De Fouzi Louahem
Produzido por Arte GEIE, Les Editions Du Bout Des Doigts, CNC
Documentário imersivo
2015 – 27 min
Sinopse
On set – Slack Bay é um documentário de realidade virtual que explora o mundo do set de filmagens Slack Bay. Trata-se do primeiro média-metragem francês a oferecer experiência em 360º. O espectador pode seguir as trocas entre o diretor Bruno Dumont, os atores e a equipe, além de ter a experiência rara e inédita de ver o que acontece entre as câmeras e os atores. Ao longo do documentário, Bruno Dumont compartilha sua visão do set de filmagens, sua compreensão da realidade virtual, assim como as portas que isso abre, principalmente no meio cinematográfico, e suas limitações.

OUT OF THE BLUE
De Sophie Ansel
Produzido por Pelagic Life, Oculus e Reelfx
Com Judith Castro Lucero, Yerick Vallesillo Castro
Documentário imersivo
2017 – 10 min
Sinopse
Out of the Blue conta a história inspiradora do legado de uma criança em Cabo Pulmo, uma pequena cidade do México. A área que uma vez foi descrita por Jacques Cousteau como “o aquário do mundo”, passou por anos de pesca intensa, matando assim seus recifes e deixando seus habitantes à beira da extinção. Para reconstruir esses recifes, as famílias dos pescadores escolhem tomar uma decisão drástica e revolucionária: sacrificar sua única fonte de alimento e renda, proibindo a pesca naquelas águas para que a vida marinha se restaure e volte a viver naquela região. A área renasce, e o Parque Marinho de Cabo Pulmo torna-se destino turístico mundial.

Out of the Blue (trailer) | Pelagic Life from Pelagic Life on Vimeo.

O CURADOR do ‘Best of’ dos filmes independentes franceses

Michel Reilhac é produtor e diretor de narrativas interativas e realidade virtual. Durante muitos anos, foi diretor de cinema do canal ARTE France. Atualmente lidera o Submarine Channel Amesterdam. É também Chefe de Estudos para faculdades, Cinema e VR da Bienal de Veneza. Ele também é coprogramador da nova competição VR do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Em conexão com seu trabalho pessoal de investigação sobre os novos desafios do storytelling digital e experiencial, realiza palestras e workshops sobre VR e narrativa interativa em diversos países.

O FESTIVAL


O Festival Varilux de Cinema Francês segue em pleno crescimento e registra um recorde do evento no Brasil. A edição de 2017, entre os dias 7 e 21 de junho, chega a mais de 55 cidades, distribuídas em 21 estados e Distrito Federal. A programação deste ano é composta por 19 produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico. Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção: o público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy e Cécile de France. Outro destaque é à última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em “Perdidos em Paris”.

São Paulo e Rio de Janeiro recebem a delegação formada por diretores e atores das várias produções e que participam de debates com o público. O Festival oferece ao público novas atividades paralelas este ano, com a organização de mesas-redondas e sessões democráticas em varias cidades, em parceria com as Alianças Francesas do Brasil e ColaborAmerica.

Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here