Brasil Game Show 2016 e a Nova Geração de Games de Realidade Virtual!

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz
Star Wars VR

Por Ataliba Leonel

Estive na Brasil Game Show 2016, para conferir um pouco do VR (Virtual Reality), nova tecnologia de realidade virtual que promete mudar o panorama dos games como conhecemos hoje e resolvi criar um pequeno texto pessoal com minhas experiências junto a essa nova proposta que promete mudar o entretenimento como o conhecemos. Devo iniciar dizendo que não tinha expectativas sobre o VR, principalmente depois que os controles de movimentos chegaram ao mercado e não inovaram da maneira como prometeram, tanto que hoje em dia é pouco lembrada para os títulos da nova geração.

Star Wars VR – Trials on Tatooine

A primeira experiência que tive foi com o game Star War VR e uma demo chamada Trials on Tatooine (que já está disponível gratuitamente, via Steam), onde você assume o papel de um Jedi que deve consertar uma nave que foi danificada e a proteger de um ataque de Stormtroopers.

O título foi levado a feira pela VR Gamer, a primeira arcade de Realidade Virtual do Brasil. Para jogar é necessário que se coloque os óculos VR e fique com um controle de movimento na mão, então você se mantém em pé em um pequeno espaço delimitado pelo próprio jogo, onde você deve se movimentar e efetuar ações que vão desde apertar botões até rebater tiros com a sabre de luz.

Devo confessar que não esperava muito da experiência, mas ela é extremamente imersiva, me levando a tomar sustos quando começam os tiros. Além disso, a experiência de manusear um sabre de luz é indescritível, me senti um verdadeiro Jedi!




Apesar de muito bem sucedida a experiência é muito curta, um primeiro passo para esse novo universo tecnológico, porém ainda me restava a dúvida de como seria a aplicação em jogos mais casuais.

Lucky’s Tale VR

A Gigabyte levou a Brasil Game Show 2016 o game Lucky’s Tale VR, um jogo de plataforma 3D, que se joga com o joystick e usa-se os óculos Rift para se olhar tudo ao redor, A grande questão para mim era como o VR se comportaria com um jogo casual e devo confessar que me surpreendi, novamente, com a experiência proporcionada, pois funciona.

Na aventura você controla uma raposinha e deve passar de fase coletando objetos, ultrapassando obstáculos e enfrentando inimigos, bem ao estilo Banjo Kazzoie, Super Mario 64 ou Ratchet and Clank. A movimentação acontece normalmente com o controle, mas a visualização é toda feita com os óculos. E é divertido, passaria horas jogando sem enjoar.


Asa Delta VR


Asa Delta VR



Por fim, no próprio estande da Gigabyte, a 3D Play levou à feira uma proposta inovadora e muito promissora, onde o jogador é acoplado em uma estrutura de Asa Delta e veste os óculos podendo movimentar o corpo suspenso, enquanto simula estar em uma situação de Voo real. Mais uma vez a experiência é extremamente imersiva, me levando a tomar um susto quando cai com a asa delta. Essa, porém, me fez sentir enjoos após o término e levei algum tempo para me recuperar, algo que não havia acontecido em nenhuma das experiências anteriores.

O Futuro dos Games

Obviamente que o VR não irá substituir a maneira tradicional de se jogar, mas com certeza virá apara acrescentar. Em uma época em que os controles de movimento não tiveram o impacto que se esperava deles, parece que agora o VR chega para definitivamente mudar a maneira como consumimos o entretenimento.

As opções de mercado no momento são muito limitadas e creio que ainda levará um tempo para que de fato valha a pena se ter um equipamento desses, porém, quando chegar, tudo indica que é para ficar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here