Caso vocês estejam por fora, está rolando uma briga onde as grandes operadoras de internet estão trabalhando para implantar um novo sistema de limitação da banda larga, onde o consumidor pagaria por quantidade de consumo, ao invés de apenas velocidades como é feito hoje.
O caso é tão delicado que a OAB já se manifestou que caso tal sistema vá para frente entrará com uma ação na justiça por tal atitude ferir o código de defesa do consumidor, uma vez que tal atitude prejudicaria ainda mais o consumidor brasileiro, que já paga uma das internets mais caras do mundo.
É esperado que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) interceda em favor do consumidor, uma vez que é o órgão público responsável por regulamentar em favor do consumidor e contribuinte brasileiro, no entanto, seu presidente, João Rezende, veio a público hoje e se mostrou favorável ao sistema abusivo e argumentou que parte da culpa se deve a quem joga online:
“Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande“, afirmou Rezende em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (19). Confira no vídeo abaixo (via Portal Vox):
“É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário“, disse o presidente da Anatel.
Opinião: Cansa ver que todo dia o brasileiro tem que brigar por seus direitos, pois os órgãos que deveriam fazê-lo nunca estão do lado do povo. #Internetjusta