Jogos são ferramenta de educação em rede de escolas do Rio de Janeiro

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Quem é jogador de videogame desde jovem, sempre ouviu sobre o potencial dos jogos em derrubar as suas notas. Os videogames seriam, portanto, ferramentas que iriam na contramão da educação, impedindo os alunos de aprenderem algo.

E se tudo isso fosse justamente o contrário? Se os jogos pudessem ser parte de ações onde as competências de cooperação, colaboração, cidadania e respeito ao próximo pudessem ser parte de uma estratégia vencedora?

É com esse viés que os jogos estarão como estrelas do evento “Jogos Colaborativos SESI 2015“, que circulará a rede de Escolas SESI do Rio de Janeiro para mostrar como esta tem um conceito inovador e de que maneira integra esse conceito com sua prática pedagógica.

GF Corp

As ações acontecerão durante o mês de novembro, em várias de suas unidades, em um formato de evento onde alunos da rede mantida pelo Sistema FIRJAN poderão convidar amigos e parentes para, juntos, vencerem os desafios propostos nos jogos eletrônicos levados às unidades educacionais nos dias marcados.

O conceito do evento é colaborar para vencer, corroborando o enfoque da Escola como “diferente porque ensina a pensar”, já que aqui não será possível vencer sozinho, ou mesmo apenas apertando um monte de botões. É necessário interagir, montar estratégias, dialogar e comunicar-se para vencer os “chefões” do jogo.

“Entendemos que temos um produto diferenciado. A metodologia SESIeduca (reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação) traz uma abordagem inovadora, centrada nos alunos e focada na construção do seu conhecimento e na busca pelo desenvolvimento da sua autonomia. A premissa da metodologia SESIeduca é levar o aluno a analisar os desafios do dia a dia. A partir de tais análises, ele pode fazer escolhas conscientes, graças a uma aprendizagem reflexiva, com criatividade e senso crítico.”, conta o Diretor de Operações do Sistema FIRJAN, Alexandre dos Reis. “Para demonstrar o nosso diferencial e pioneirismo, não podíamos fazer de outra maneira: tínhamos de trazer uma atividade diferenciada para dentro do evento”, conclui.

GF Corp

A atividade percorrerá onze unidades da rede, em várias regiões do Estado do Rio de Janeiro. Em cada unidade, uma estrutura de jogos eletrônicos com televisores de última geração e videogames Nintendo Wii U estarão disponíveis, compondo uma área de interação idealizada pela GF Corp, empresa parceira do Sistema FIRJAN na ação.

“Enquanto nosso orientador faz o papel de ‘chefão’, controlando a fase e os elementos de cenário a partir da seleção de cores do fundo (fazendo com que obstáculos sumam e apareçam, por exemplo), os jogadores deverão se esforçar para conseguir chegar ao final do trajeto, em formato side-scrolling. Os jovens terão de competir contra nossos orientadores, mas terão de colaborar entre si, em times de quatro, já que contarão com menos recursos que os profissionais de nossa equipe”, relata Márcio Matheus, Diretor Comercial da GF Corp.

O evento é gratuito e está aberto à comunidade local.

Serviço

Jogos Colaborativos Escolas SESI-RJ 2015
Datas, horários e locais de realização: 
05.11.2015 das 8h às 17h – Escola SESI Macaé – Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense – Macaé – RJ
06.11.2015 das 9h às 18h – Escola SESI Duque de Caxias – Rua Arthur Neiva, 100 – 25 de Agosto, Centro – Duque de Caxias – RJ
07.11.2015 das 14h às 19h – Escola SESI Resende – Avenida Marcílio Dias, 468 – Jardim Jalisco
09.11.2015 das 9h às 18h – Escola SESI Barra Mansa – Av. Argemiro de Paula Coutinho, 2000 – Barra Mansa – RJ
10.11.2015 das 9h às 18h – Escola SESI Petrópolis – Rua Bingen, 130 – Bingen
11.11.2015 das 8h às 17h – Escola SESI Barra do Piraí – Av. Mário Salgueiro, 1065 – Belvedere
12.11.2015 das 9h às 18h – Escola SESI Volta Redonda – Av. Lucas Evangelista, 595 – Aterrado
14.11.2015 das 8h30min às 12h – Escola SESI Nova Friburgo – Rua Teresópolis, 248 – Vila Amélia
17.11.2015 das 9h às 18h – Escola SESI Jacarepaguá – Av. Geremário Dantas, 342 – Tanque
18.11.2015 das 9h às 18h – Escola SESI Nova Iguaçu – Rua Gerson Chernichard, 1321 – Bairro da Luz – Nova Iguaçu
23.11.2015 das 9h às 18h – Escola SESI Itaperuna – Rua Dep. José de Cerqueira Garcia, 883 – Pres. Costa e Silva

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here