Deputada quer limitar filmes estrangeiros nos cinemas do Brasil

0
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Recentemente a Ancine anunciou que havia fechado uma parceria com os principais exibidores e distribuidores do Brasil para limitar o lançamento de filmes estrangeiros a 35% das salas de cinema do país. Tal decisão provocou polêmica e diversas discussões.

No entanto se tal decisão já causou alvoroço a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) que ir ainda mais longe. Ela criou um Projeto de Lei (PL 807/2015) que visa limitar os lançamentos de filmes estrangeiros a apenas 15% das salas de cinema de cada empresa exibidora do Brasil. Atualmente a conta considera todas as salas do país.

A deputada deu uma entrevista ao site Filme B e explicou:

“Com os megalançamentos, o espectador fica sem muitas opções. Com a limitação de 15%, ele terá maior diversidade de oferta de produtos culturais cinematográficos. Essa limitação de cerca de 30%, proposta no acordo entre a Ancine e as grandes exibidoras de salas, não se configura, em nosso país, como medida suficiente para evitar a distorção de mercado na oferta de produtos cinematográficos ocorrido por ocasião dos megalançamentos. Além disso, transforma em lei uma vinculação que é, de fato, pouco sustentável apenas por meio de acordo pontual entre a Ancine e os exibidores.”

A parlamentar desenvolveu o Projeto de Lei com a ajuda de Luiz Carlos Barreto, produtor brasileiro de títulos como Vidas Secas, Bye Bye Brasil e O Quatrilho.

O projeto de lei da deputada se encontra na Comissão de Cultura da Câmara aguardando um relator para avaliar o mesmo.

Fonte: Filme B e AdoroCinema

cinema nacional lei

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here