Ancine limita Blockbusters nos cinemas do Brasil

0
ancine limita exibicao de megalancamentos

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) anunciou quinta feira dia 18 um acordo fechado entre a agencia e exibidores e distribuidoras que prevê que um um filme Blockbuster não pode ocupar mais que 35% das salas de exibição no país. O acordo prevê também que um mesmo longa só pode ocupar duas de seis salas de cada complexo.
Para se ter uma ideia megalançamentos como Jogos Vorazes e O Hobbit recentemente chegaram a ocupar mais da metade do circuito exibidor do país, que conta com 2,8 mil salas (muito poucas por sinal).

O novo acordo começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2015 complexos com 3 a 6 salas só poderá exibir um mesmo filme em até duas de suas salas, já complexos com 7 ou 8 salas fica com o limite de 2,5 salas. Já nos de 9 e 11 salas o limite é de 3. Nas de 12 a 14 um filme pode estar em até 4. Nos maisores de 15 a 18 salas o mesmo longa poderá ocupar um máximo de 5 salas.

O acordo foi assinado por 6 distribuidoras e 23 empresas exibidoras, o que equivale a 2,1 mil salas de cinema no Brasil. De acordo com a Ancine o acordo tem como objetivo fomentar a diversidade de exibições e ajudar no fortalecimento do seguimento.

Ainda de acordo com a agencia “O acordo é resultado de um processo regulatório moderno e democrático, porque parte da premissa de que compete ao Estado cumprir a função de acompanhamento do mercado audiovisual, compartilhando as falhas encontradas e convocando os agentes do setor e a sociedade para dialogar e construir soluções para corrigi-las.”