A Razer acaba de lançar na Game Developers Conference (GDC) 2023, em São Francisco/EUA, o kit de desenvolvimento de software (SDK) háptico Interhaptics Universal HD e um recurso de feedback háptico direcional. A versão gratuita do SDK oferece aos desenvolvedores a possibilidade de criar uma experiência de jogo imersiva e aprimorada, dando ainda mais vida aos efeitos visuais e de áudio, além de feedbacks hápticos HD totalmente personalizáveis a partir do SDK da Interhaptics.
Com o anúncio, a Interhaptics, plataforma líder em tecnologia háptica, expandiu seu suporte a fim de incluir PlayStation 5*, PlayStation 4, Meta Quest 2, controles X-input, iOS e dispositivos Android em engines de games como Unity e Unreal Engine. Além disso, o software haptic composer foi atualizado para permitir testes in-app para controles sem fio DualSense de PS5 e alguns headsets com tecnologia Razer HyperSense. Com essas novidades, a Interhaptics se torna apta a implantar estímulos hápticos de alta definição em mais de 5 bilhões de dispositivos de diversos ecossistemas.
O SDK da Interhaptics está disponível gratuitamente no site oficial da Interhaptics e chega à loja Unity Asset Store e ao market place da Unreal Engine nos próximos meses. Além disso, os desenvolvedores que quiserem usar o novo SDK também podem se inscrever no site da Interhaptics para entrar na lista de espera do kit de desenvolvimento do Razer Kraken V3 HyperSense com sistemas hápticos direcionais programáveis.
“Na Razer, estamos constantemente ultrapassando os limites do que é possível nos jogos e sabemos que a sensação tátil desempenha um papel essencial na criação de experiências de jogo mais imersivas”, diz Eric Vezzoli, gerente geral da Interhaptics. “Com a introdução do feedback háptico direcional HD em nossos headsets HyperSense, estamos levando jogos de PC e realidade virtual a um nível de imersão nunca antes atingido. Os jogadores agora poderão sentir fisicamente os efeitos pretendidos pelos criadores dos jogos, estendendo a compatibilidade de nossas ferramentas a um nível quase universal de engines e de hardwares habilitados ao feedback tátil.”
Em 2022, a Razer adquiriu 100% das ações da Go Touch VR SAS, também conhecida como Interhaptics, principal plataforma de desenvolvimento háptico para estúdios de jogos. Fundada em 2017, a Interhaptics tem como missão fornecer soluções hápticas consistentes, realistas e imersivas para desenvolvedores de PC, consoles, dispositivos móveis e XR (extended reality, ou realidade aumentada). A solução fornece aos estúdios as ferramentas essenciais para garantir qualidade, rápido desenvolvimento e implementação multiplataforma.
Os visitantes da GDC 2023 podem participar da sessão Interhaptics by Razer na quarta-feira, 22 de março, às 17h (horário local do evento), na sala 3020, West Hall.