Game: Star Renegades
Desenvolvedora: Massive Damage
Distribuído por: Raw Fury
Plataforma Utilizada: PC
Também disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox One, Linux, Mac OS
Gênero: RPG, Estratégia, Rogue-like
Noobzview: Christopher
Descrição básica de Star Renegades:
– Combate por turnos (semelhante a muitos JRPGs)
– Roguelike – exceto pelo tutorial, as áreas do jogo são geradas randomicamente de modo que ao reiniciar o jogo (após uma derrota), a disposição dos inimigos, ítens no cenário e etc estará diferente.
– Possui um tipo de “sistema Nemesis”, de Shadow Of Mordor, onde há uma hierarquia de capitães, generais, etc, que constantemente mudam de posições conforme os eventos do jogo.
– O jogo parece esperar que o jogador tenha alguma experiência com jogos de estratégia/RPG pois usa termos como “DoT” ou “AOE” (entre outros) sem explicar o que significam
– Recomendado à jogadores que gostam de jogos com MUITA estratégia e complexidade
– O jogo baseia-se na premissa da “previsão”: quase tudo que irá acontecer é indicado ao jogador e você deve tomar uma ação tendo em vista esse futuro, tanto dentro como fora das batalhas
– ALTA DIFICULDADE
História básica:
– Mundo futurista onde viagens interplanetárias são possíveis
– Você deve comandar um grupo de rebeldes contra uma armada de alienígenas invasores que querem conquistar a galáxia
– Mais detalhes serão poupados por motivo de spoiler – a trama é mais interessante do que costumam ser em jogos estilo rogue-like
Jogo recomendado para:
Jogadores experientes que não estejam atrás de jogos de RPG de estratégia simples e fáceis de terminar e sim atrás de um que tenha complexidade em todas as suas partes e um nível alto de desafio apoiado por um sistema rogue-like que ajude a garantir uma boa longevidade em Star Renegades.
Antes de tudo vale ressaltar 2 aspectos importantes que podem afastar ou aproximar jogadores:
1 – História contada como JRPGs: Basicamente por imagens de personagens (quase estáticos) com conversas na forma de textos e animações de personagens vistos a distância (ver imagem abaixo)
2 – ALTA DIFICULDADE: Tenha em mente que você pode estar avançando a campanha por 10 ou mais horas tendo reconquistado 3 dos 4 planetas com personagens nível 8 (sendo que o máximo é 10) e, repentinamente após uma derrota, o jogo retornar ao primeiro planeta e todos os personagens voltarem ao nível 1 (mecânica de reiniciar a jornada comum em jogos rogue-like mas que aplicada a um jogo de RPG estratégico altamente punitivo pode gerar muita frustração)
A apresentação de Star Renegades é ótima, desde uma breve abertura em desenho animado 2D ao pixel art in-game com visual cheio de efeitos mais atuais como profundidade de campo.
Como dito na descrição básica, tenha em mente que Star Renegades não só é difícil como também bastante complexo, de modo que mesmo após 10 horas de jogo eu ainda era exposto a telas de tutorial explicando sobre regras que tornavam pedaços do jogo ainda mais complexos.
Pra piorar os tutoriais não eram 100% claros, o que me levava a agir em certas direções que não me favoreceram depois (por exemplo, não foi esclarecido que ao enfrentar um tipo de inimigo chamado de “Behemoth” a partida naquele território se encerraria, levando os personagens ao planeta seguinte, o que afetou o jogo que eu esperava já que deixei de pegar certos itens e enfrentar certos inimigos com a esperança de que eu teria que terminar de conquistar o território após a luta com o tal Behemoth).
Outro fator que pode complicar ainda mais o jogo é a dificuldade alta, pois cada batalha contra qualquer inimigo tinha que ser feita calculando-se muito bem cada golpe escolhido de modo que, constantemente era necessário cancelar todas as ordens que havia escolhido e reiniciar o conjunto de ações daquele turno (o comando de cancelar faz parte do modo de batalha e faz com que todas as ações ainda não executadas não sejam realizadas).
— Batalha —
Cada batalha pode levar algum tempo já que nesse jogo você tem a capacidade de prever certas ações inimigas e ter uma idéia das consequências das suas ações antes que decidir fazê-las (no meu caso, cada batalha passou a durar de 10 a 40 minutos). Dessa forma, é provável que a maioria dos jogadores prefiram jogar pensando/visualizando diferentes resultados tendo em vista os ataques que seus inimigos irão desferir.
O jogador controla um grupo de personagens de diferentes classes (classe tanque, classe suporte, etc) que podem ser posicionados na linha de frente ou na de trás (fator que influencia na possibilidade do personagem ser atacado por determinados ataques, de modo que, comumente os personagens na linha de frente serão os alvos constantes dos ataques).
Outra característica das batalhas é que além de ocorrerem por turno, existe uma linha do tempo onde temos uma visualização de quando os inimigos irão nos atacar, assim podemos planejar os ataques aliados para que eles ocorram antes ou depois da ação inimiga, o que pode resultar em adiar as ações rivais, permitindo que outros aliados usem mais ataques, que por sua vez também adiam os inimigos atingidos.
Não entrarei em muitos detalhes da batalha mas seu dinamismo somado a visualização das ações aliadas e inimigas garantem muita diversão em cada combate que, deve ser feito da forma mais eficiente possível, já que os heróis não tem como restaurar sua vida a qualquer momento, tendo que enfrentar assim duas ou mais batalhas sem poderem se regenerar.
— Para aqueles que buscam complexidade em jogo de estratégia —
Como dito anteriormente, esse jogo não só assume certos conhecimentos prévios do jogador como também parece ter adicionado uma camada de complexidade em todos os aspectos que participam da estratégia e planejamento (tendo como referência jogos de JRPGs com batalhas mais simples). Alguns exemplos:
– Acampamento – uma vez dentro de um território inimigo você pode escolher acampar pelo cenário, contanto que não esteja dentro de uma batalha e nem tenha mais cargas de hackeamento (hacking charges). Acampar serve para descansar os personagens que estiverem na partida, assim como elevar as relações interpessoais. Até aqui é o que estaria dentro do esperado para um jogo mais simples e comum, mas como falei, esse jogo torna cada pedaço mais complexo com fatores extras a serem considerados:
– Ao longo do jogo você receberá “Cartas de Acampamento” (Camping Cards), sendo que cada herói tem cartas individuais que podem ser usadas neles ou em outros heróis durante os acampamentos. Essas cartas custam “Pontos de Ação” (Action Points) e podem dar efeitos de status, regenerar vida perdida, consertar armadura e aumentar a afeição entre os heróis.
– Pontos de ação são compartilhados por todos os heróis e as Cartas podem variar em custo de Pontos de Ação. Quanto todos os pontos se esgotam o time vai dormir.
– Conforme os heróis elevam a afeição uns pelos outros podem ser destravadas conversas e outros bônus como tratamentos diferenciados a aqueles que o personagem possui mais afeição, ataques combinados, etc
– Andando pela área de Star Renegades – O território inimigo é dividido em diversas áreas isoladas por uma espécie de campo de força. Em cada área há ou um inimigo e/ou ítens a serem pegos, sendo às vezes baús com armas raras e etc. O objetivo do jogador pode variar de acordo com sua estratégia, assim, não há nenhum lugar específico para ser conquistado por objetivo declarado do jogo, mas certamente o jogador deve ser em mente que após uma certa quantidade de dias o “Behemoth” (no caso deste jogo é uma espécie de “boss” desse território) irá chegar e nesse momento ele terá que ser confrontado e derrotado pelo seu grupo. A quantidade de dias fica anunciada pelo jogo, assim, cabe ao jogador tentar, dentro desse prazo, derrotar os inimigos e pegar os ítens disponíveis de acordo com seu plano, tendo em mente que conquistar todas as áreas é impossível. Derrotar inimigos dá ao jogador mais experiência o que permite a ele elevar o nível dos seus personagens.
Em cada dia o jogador possui uma certa quantidade de cargas (charges) para quebrar os campos de força das áreas dominadas por inimigos. O dia termina quando todas as cargas disponíveis forem utilizadas (ou caso o jogador chegue a um local indicado onde ele pode escolher passar os dias mais rapidamente).
— Rogue-Like —
Star Renegades possui também esse aspecto atribuído hoje em dia a jogos feitos com a mentalidade de serem re-jogados, sendo que para colaborar com a ideia, criam proceduralmente diferentes cenários onde os desafios ocorrerão.
A intenção dos desenvolvedores é que jogando em uma mesma campanha você reinicie a jornada de conquistar os 4 planetas tomados pelos alienígenas invasores, o que constantemente levará o jogador a perder todos os seus personagens (especialmente contra os chefes que são absurdamente difíceis). Os personagens são revividos através de uma tecnologia futurista, portanto eles não são perdidos caso venham a morrer em combate mas se ainda restarem outros personagens vivos ele será revivido com uma penalidade que o deixará menos efetivo do que antes. Ao perder todos os personagens o jogador é forçado a recomeçar a jornada do início, podendo adicionar certas melhorias permanentemente às consecutivas jornadas aumentando as chances de vitória e expandindo as possibilidades de mais estratégias.
O que é resetado com a derrota de todo o grupo:
– O nível do time volta para o 1
– Todas as armas e ítens coletados durante a jornada se perdem
– Todas as cartas adquiridas são perdidas
Outra coisa que participa do aspecto Rogue-like é o sistema hierárquico dos inimigos, semelhante ao sistema “Nemesis” de Middle-Earth: Shadow Of Mordor e Shadow of War, onde inimigos randômicos com diversas características diferentes de batalha preenchem a hierarquia de alienígenas invasores que comandam cada planeta.
Trailer de Star Renegades.
———————————————————————
NOTA NOOBZVIEW: 8.0
Be the first to leave a review.