Nos dias 25 e 26 de janeiro desse ano de 2020 aconteceram as finais do Latino-Americano de Mortal Kombat 11, que sagrou o brasileiro Wellington “Konqueror” de Castro como grande campeão. O pro player de Mogi das Cruzes-SP venceu as duas etapas no evento ocorrido na On-Stadium, em São Paulo, se sagrando Campeão Brasileiro e Campeão Latino-Americano, garantindo assim uma vaga na disputa pelo Mundial do jogo em Chicago, Illinois (EUA).
O grande problema é que o “Sub-Zero Brasileiro” pode acabar não disputando as finais por um problema burocrático, pois seu visto para os Estados Unidos foi negado. Essa já é a quarta vez que o pro player brasileiro tem seu visto negado e fica impedido de competir no país. Em 2017, por exemplo, Konqueror garantiu vaga nas finais do mundial de Injustice 2 ao conquistar o segundo lugar na Liga Latina daquele ano, mas não pode comparecer também por ter o visto negado.
O fato tem mobilizado a comunidade brasileira e internacional, que tem trabalhado para viabilizar a possibilidade de que Konqueror possa disputar as finais. O pro player Bruno “KillerXinok” Henrique iniciou coro para que o visto seja liberado.
I beg for @NRSEsports @NetherRealm @MortalKombat or any one. @KonquerorBR had his Visa denied for the FOURTH time. In 2017 he qualified second, and couldn’t make it due to visa issues. Now he beats everyone the same thing happens? We don’t know what to do anymore.— GOD – KillerXinok (@KillerXinok) February 6, 2020
“Imploro a todos. Konquerer teve o visto negado pela quarta vez. Em 2017 ele se classificou em segundo e não pode disputar por conta do visto. Agora ele derrotou todo mundo e acontece a mesma coisa? Nós não sabemos mais o que fazer”, twittou o pro-player que conquistou o terceiro lugar na Pro Kompetition de Mortal Kombat 11 que aconteceu durante a Brasil Game Show.
O caso ganhou repercussão internacional e até mesmo de grandes nomes no Brasil como o do apresentador Danilo Gentili, que através do twitter fez um apelo à embaixada dos Estados Unidos.
Ele é campeão em um dos mais importantes produtos da indústria de games e foi classificado para a final nos USA. Seria muito significativo se ele pudesse disputar a final em Chicago. Segue um link com mais detalhes:https://t.co/q68LOm2HMmObrigado pela atenção @EmbaixadaEUA
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) February 7, 2020
Caso o brasileiro não consiga o visto a vaga é destinada ao segundo colocado da Liga Latina, o colombiano “Euphoring”. A WB Games já se manifestou e disse estar trabalhando para ajudar a viabilizar o visto do brasileiro.
O Final Kombat 2020 ocorre no dia 8 de março e será disputado pelos 16 vencedores da temporada regular da América do Norte, América Latina, Europa, Austrália e do Oriente Médio, juntamente com o finalista do evento Last Chance Qualifier, a ser realizado em 7 de março no Ignite Gaming Lounge em Skokie, Illinois.