A quarta edição do maior evento de jogos independentes da América Latina, o BIG Festival, chegou ao fim em São Paulo. E os números da edição deste ano impressionam por diversos motivos. Um dos grandes destaques fica por conta das rodadas de negócios, que aconteceram no BIG Business Forum, que recebeu mais de 60 players e compradores internacionais, de empresas como Sony, Microsoft, EA, Square Enix e Bandai Namco. Mais de 190 empresas agendaram 2040 reuniões.
Segundo os números iniciais da Abragames, já são mais de US$ 2 milhões em negócios fechados no evento, e uma perspectiva de US$ 20.7 milhões para os próximos 12 meses.
A título de comparação, em 2015 as reuniões do BIG Festival geraram US$ 11 milhões em negócios ao longo de 12 meses, de acordo com dados do Projeto BGD, uma parceria da Abragames, Associação Brasileira de Empresas desenvolvedoras de Jogos Digitais, com Apex-Brasil – Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Esse valor já demonstra a evolução impressionante em comparação com os US$ 2.9 milhões gerados no BIG Festival 2014.
O BIG Festival deste ano recebeu 19.400 visitantes, um crescimento de 60% com relação aos 12 mil do ano anterior. As 70 palestras do BIG Business Forum, apresentadas por 36 convidados internacionais e 154 brasileiros, atraíram mais de 3200 pessoas. A exposição exibiu 63 jogos de 19 países diferentes – dos quais 44 eram finalistas da competição principal, que recebeu a inscrição de 745 projetos, de 48 países. Esses números sozinhos colocam o BIG Festival como o 3º maior festival de jogos independentes do mundo, atrás apenas da IGF e do IndieCade.
Via Assessoria