Crítica: Besouro Azul – Um Voo Estável, Mas Sem Altos!

O Besouro Azul abre as portas de Hollywood para a brasileira Bruna Marquezine

0
Besouro Azul
Besouro Azul
Loja Universo Noobz
Loja Universo Noobz

Filme: Besouro Azul
Direção: Angel Manuel Soto
Crítica Noobz: Ataliba (@AtalibaNoobz)

Um novo herói chega ao universo cinematográfico DC

Em sua estreia , Besouro Azul, o 14º filme do Universo Estendido da DC, apresenta ao público o jovem mexicano Jaime Reyes, interpretado de forma carismática por Xolo Maridueña. Com direção de Angel Manuel Soto, o filme se propõe a trazer mais diversidade ao mundo dos super-heróis, mas será que consegue voar alto ou fica preso nas teias dos clichês do gênero?

Elementos externos que não ajudam

Antes de falar do filme em si, vale citar que o momento turbulento em que Besouro Azul chega aos cinemas. Em primeiro por estrear em meio a uma leva questionável de qualidade dos longas e séries de heróis, o que tende a desmotivar muitos espectadores a se aventurarem nos cinemas. Em segundo lugar a greve de atores, que prejudica muito a divulgação do longa, impedindo os atores, por exemplo, de fazer turnês de divulgação com entrevistas ao redor do mundo, não a toa, que Bruna Marquezine e Xolo Maridueña usaram suas redes sociais para pedir o apoio dos fãs na divulgação do longa.

Besouro Azul Xolo Maridueña
Besouro Azul Xolo Maridueña

Por fim, a confusão que é o Universo Cinematográfico DC. Caso você não saiba, James Gunn (diretor da trilogia Guardiões da Galáxia), assumiu a direção criativa do novo universo DC e disse que irá recomeçar tudo com seu filme Superman: Legacy. Diante disso, em um primeiro momento disse que o Besouro Azul não fazia parte do novo DCU, o que desanimou e desmotivou fãs a acompanharem o longa nos cinemas. Depois voltou atrás e disse que o personagem faria parte do novo DCU, mas que o filme não. Por fim, voltou novamente atrás e disse que o novo longa sim, faz parte do Universo Cinematográfico DC, apesar de nenhuma conexão clara sobre o fato, a não ser menções soltas sobre outros heróis, o que se encaixariam no filme independente de fazer ou não parte desse universo compartilhado.

Com todos esses desafios, o Besouro Azul chegou aos cinemas do mundo.

O Bem e o Mal: Atuações Que Salvam

O ponto forte indiscutível de Besouro Azul repousa em seu elenco. Maridueña entrega uma atuação convincente como o jovem que tem seu destino alterado por uma relíquia alienígena. Ele brilha em tela e compensa muitas das falhas do roteiro, fornecendo à DC uma adição valiosa ao seu elenco de heróis.

Susan Sarandon, no papel da vilã Victoria Kord, não desaponta. Sua presença é como um farol que guia o filme através de suas águas turbulentas, tornando-se uma vilã que consegue lhe incomodar e irritar. A estreia de Bruna Marquezine em Hollywood é notável. Ela acrescenta um peso emocional necessário, embora, assim como outros membros do elenco, seja limitada por um roteiro que deixa a desejar. Apesar disso, o longa deve abrir muitas portas para a atriz em Hollywood.

Vale citar também o papel de Raoul Trujillo como Carapax, que faz um bom papel, apesar de ser o mais limitado e prejudicado pelo roteiro com um destino previsível dentro do clichê do vilão que atua como a força bruta de sua chefe.

Roteiro: O Calcanhar de Aquiles

Besouro Azul peca onde muitos filmes de super-heróis tropeçam: um roteiro preguiçoso. O enredo é repleto de conveniências que forçam o avanço da trama sem fornecer uma substância narrativa convincente. Ele se apoia fortemente em clichês e não consegue se desvencilhar das armadilhas típicas do gênero, resultando em uma história que, embora agradável, não deixa uma impressão duradoura.

Efeitos Visuais, Uma Luz no Fim do Túneo

besouro azul
besouro azul

Se por um lado o roteiro peca, de outro os efeitos visuais são bons. O design do herói é excelente e captura imaginação e atenção. Ele fornece uma experiência visualmente agradável que ajuda a manter o público investido mesmo quando a narrativa vacila. A utilização dos poderes também são excelentes. O único que destoa um pouco são os efeitos do vilão Carapax, mas nada que prejudique e chegue a incomodar, apenas não acompanha a excelência que são todos os efeitos visuais relacionados ao protagonista.

Bilheteria e Futuro

Besouro Azul elenco
Besouro Azul elenco

O filme conseguiu um desempenho sólido na bilheteria, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, apesar de ser uma estreia mais tímida em comparação com outros títulos da DC este ano. Isso demonstra um interesse substancial no personagem e pode garantir a sua volta em futuras produções da DC, especialmente considerando a sugestiva cena pós-crédito.

Conclusão

Besouro Azul é um filme com performances fortes que são, infelizmente, sabotadas por um roteiro fraco e conveniente. Ele faz o suficiente para entreter, mas não o suficiente para inovar. É uma adição competente ao Universo Estendido da DC, mas que, com mais coragem e inovação no roteiro, poderia ter sido algo verdadeiramente especial.

Como já citado, existe uma cena pós-crédito que abre o futuro para uma continuação e uma segunda cena ao final de todos os créditos que se refere somente ao filme e nada mais.

Trailer

Nota: 6

Besouro Azul
6 / 10 Reviewer
{{ reviewsOverall }} / 10 Usuários (0 votos)
Prós
- Performance dos Atores - Efeitos Visuais
Contras
- Roteiro fraco
Rating
Review dos Leitores Deixe seu voto
Order by:

Be the first to leave a review.

User Avatar User Avatar
Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

This review has no replies yet.

Avatar
Show more
Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe seu voto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here