A Razer, marca líder mundial em estilo de vida para gamers, acaba de lançar o Restorify, uma solução oferecida via e-commerce da marca pela Razer Fintech, braço de tecnologia financeira da Razer. O Restorify funciona como uma ferramenta de monitoramento e rastreamento da neutralização de carbono dos produtos da marca e foi lançado durante a COP27, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas
A compensação de carbono pode ser uma das intervenções mais eficazes para reduzir as emissões do gás na atmosfera. No entanto, os chamados créditos de carbono – representação de uma tonelada de carbono que deixa de ser emitida para a atmosfera – não são facilmente identificáveis, e muitas vezes esses créditos acabam não sendo corretamente calculados para que haja a compensação das compras do dia a dia. Esse e outros desafios estão sendo considerados pela Razer por meio do Restorify, e a intenção da marca é dar suporte ao objetivo da OCDE de atingir US$ 147/tonelada até 2030 para que o mundo consiga neutralizar as emissões até 2050[1].
As principais metas do Restorify são promover mais transparência e responsabilidade no mercado de carbono e tornar mais fácil para as empresas a compensação de suas emissões, permitindo inclusive que os consumidores façam parte da solução.
A Razer tem trabalhado para se tornar uma empresa neutra em carbono até 2030 e vem priorizando a redução de emissões e a reciclagem em sua jornada de descarbonização. A empresa adotou o conceito “Life Cycle Thinking”, que significa que segue as melhores práticas sustentáveis a fim de reduzir as emissões nos principais estágios do ciclo de vida de seus produtos, desde o fornecimento de minerais até a fabricação, transporte e descarte.
“Nossa abordagem de ciclo de vida nos permite desenvolver intervenções que levem à redução das emissões, mas os créditos de carbono ainda terão um papel importante nessa transição para que nos tornemos totalmente neutros em carbono”, diz Min-Liang Tan, cofundador e CEO da Razer. “Em nossa jornada, percebemos que há muitas dificuldades e que nem todos os créditos de carbono são iguais. Com o Restorify, esperamos que nossa nova abordagem promova maior responsabilidade e transparência na compensação de carbono.”
[1]Investidores com U$$ 3 trilhões definem preço global do carbono, 6 de julho de 2021
2As melhores práticas incluem, mas não se limitam a incorporar material reciclado em produtos, embalagens eficientes e recicláveis, eficiência energética etc.
Para os consumidores: o Restorify oferece uma compra rastreável pela neutralização do carbono
O Restorify fraciona os créditos de carbono em seu processo de compensação para que eles possam ser oferecidos em valores menores aos consumidores, que podem incluir essa prática em suas vidas. A plataforma visa reconstruir a confiança em torno das compensações de carbono, permitindo que apenas dados rastreáveis e com efeito de neutralizar o carbono sejam usados pelos usuários. Em outras palavras, enquanto alguns concorrentes prometem compensar as emissões no futuro, com o Restorify os consumidores podem ter a certeza de que as emissões relacionadas às suas compras já foram compensadas.
A Razer já começou a curadoria de um portfólio diversificado de projetos relacionados a créditos de carbono que cumpre com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para isso, a marca vem trabalhando em estreita colaboração com parceiros, como o provedor líder de soluções urbanas e de energia, GoNetZero, bem como a ESGpedia, que pode agregar os dados rastreáveis de ponta a ponta dos créditos de carbono de alta qualidade desde a origem até a aposentadoria, além da plataforma de computação em nuvem da Amazon Web Services (AWS).
O carrinho de compras rastreável oferecido pelo Restorify permite que os consumidores visualizem os rastros de carbono de determinado produto para que possam tomar decisões mais conscientes tendo em vista a neutralização do carbono. Além disso, no momento da finalização da compra, têm o poder de compensar a emissão dos produtos adquiridos por meio dos créditos de carbono de dispositivos já aposentados e verificados. Ao adquirir os créditos, os consumidores receberão um certificado detalhando a quantidade total de emissões que foram compensadas por sua compra, que tipo de projeto os créditos apoiaram e em qual país, bem como o padrão de certificação. Essas transações fracionadas individuais são registradas digitalmente na ESGpedia, onde os consumidores podem acompanhar seus esforços de compensação de carbono. Esse nível de transparência está atualmente em falta no mercado de compensação de carbono hoje.
3 ESGpedia da STACS, capacita a Autoridade Monetária de Singapura (MAS), que visa apoiar um registro inviolável de certificações e dados de sustentabilidade verificados em vários setores, fornecendo às instituições financeiras, empresas e autoridades reguladoras um ponto de acesso comum para esses dados
4 Usando serviços da AWS, como AWS Fargate, Amazon API Gateway e Amazon EventBridge, o Restorify é capaz de fornecer dados em tempo real com rapidez, segurança e escala. A AWS comercializará o Restorify para mais de 100.000 parceiros da AWS de mais de 150 países por meio do Marketplace da AWS.
Todos os projetos em andamento também são monitorados e reportados regularmente pela Razer para assegurar ao consumidor a integridade dos créditos de carbonos.
Para empresas: a Razer compartilha suas melhores práticas
A Razer acredita que as empresas têm a responsabilidade de serem transparentes com os consumidores em relação à pegada de carbono, para que os compradores possam exercer um consumo responsável. Por isso, o Restorify apresenta uma calculadora de emissões de produtos em massa que ajuda as empresas a estimarem as quantidades de carbono de um produto ao longo de seu ciclo de vida. O impulso para este serviço surgiu da percepção de que algumas companhias não têm meios para fazer o cálculo, e a Razer gostaria de ajudá-las.
O Restorify também incentivará e fornecerá às empresas um caminho para avaliar o impacto ambiental de seus produtos por meio da certificação ECOLOGO, da Certificação de Declaração de Produto Ambiental, ou a partir da Verificação de Rastros de Carbono que tem o apoio da UL, parceira de rótulo ecológico da Razer e líder global em ciências de segurança.
Por fim, a solução está disponível para as empresas integrarem em suas respectivas plataformas sem custo adicional. A Razer trabalhará com parceiros de sua cadeia de suprimentos, além de mais de 50.000 empresas ligadas ao comércio e que fazem parte rede da Razer Fintech. A AWS também ajudará a Razer para disponibilizar o Restorify para mais de 100.000 parceiros de 150 países.
“Com o compromisso de alimentar todas as regiões do globo onde a AWS está disponível com 100% de energia renovável até 2025, a plataforma da Amazon está comprometida em ser a nuvem mais sustentável do mundo. Combinando a amplitude e a profundidade diferenciadas dos serviços de dados da AWS tornam a empresa um parceiro ideal para a Razer enquanto eles embarcam neste novo e empolgante capítulo. Essa colaboração fornece à Razer tanto suporte de desenvolvimento quanto a entrada no mercado para o Restorify, uma solução inovadora de rastreamento de carbono que proporcionará benefícios de longo prazo aos negócios, clientes e meio ambiente”, disse Conor McNamara, diretor administrativo da ASEAN, da Amazon Web Services.
Em resumo, a Razer está buscando proporcionar mais responsabilidade e transparência à indústria de carbono por meio do Restorify. Embora existam outros carrinhos de compras neutros em carbono, o Restorify garante que todos os créditos de carbono usados sejam rastreáveis, para que os consumidores possam saber exatamente para onde foi seu dinheiro. Além disso, o Restorify permite aos usuários tomarem importantes decisões com impacto climático, já que podem compensar o carbono de suas compras, e às empresas que se descarbonizem e ajudem a manter o planeta um ambiente mais saudável para que todos possam aproveitar e jogar.
5 Ciclo de vida do produto: fornecimento de materiais, fabricação, transporte, uso e descarte.
6 Construído na AWS, o Restorify se beneficia de uma infraestrutura de nuvem altamente eficiente em termos de energia e princípios bem arquitetados para melhorar a eficiência de suas cargas de trabalho de TI. A Amazon também atingiu 85% de energia renovável em seus negócios até o final de 2021.