Pela primeira vez a Team Liquid participa da Brasil Game Show, com um estante próprio de 500m², em parceria com a Dell. A organização prepara uma série de atrações, que incluem convidados internacionais como Gabriel “Bwipo” Rau, jogador belga de League of Legends; Alixxa, streamer estadunidense de Fortnite, e Juan “HungryBox”, norte-americano que é embaixador e coproprietário da Team Liquid, além de streamer e jogador profissional de Super Smash Bros.
Um dos presentes no evento é Rafael Queiroz (@Rafamanager), General Manager da organização no Brasil, que aproveitou para bater um papo com o Noobz e contar um pouco sobre a experiência na feira, a visão dos e-Sports no Brasil e as projeções para o futuro.
Noobz: Para quem ainda não é familiarizado com o universo dos e-Sports, gostaria que você contasse como foi a entrada da Team Liquid no Brasil e como você se envolveu com esse universo?
Rafael Queiroz: A Team Liquid chegou no Brasil em 2018, a organização já tem mais de vinte anos. Ela nasceu na Holanda, depois nos juntamos com outra organização nos Estados Unidos, fazendo com que a Team Liquid se tornasse já uma organização global. Em 2016 para 2017 uma parte da empresa foi adquirida por um grande fundo de investimento e passamos a investir mais na expansão global. Como o Brasil é um dos três maiores mercados em números de audiência para e-Sports, fazia todo o sentido vir para a região e tentar fincar o pé aqui. E ai eles juntaram o útil ao agradável. Na época o Rainbow Six, que a Ubisoft tinha um ecossistema que funcionava super bem para que os times no Brasil pudessem competir globalmente; a Team Liquid viu ali uma oportunidade de começar a trabalhar no país em 2018.
Já eu acabei entrando nos e-Sports por acaso, em meados de 2014 e na verdade os e-Sports passaram a se tornar minha renda principal uns dois, três meses depois que fechamos com a Team Liquid.
Noobz: E depois de tempos difíceis de pandemia, a BGS finalmente voltando a ter uma edição presencial e vocês vieram pela primeira vez oficialmente com um estande próprio. Como está sendo essa experiência?
Rafael Queiroz: Cara, é surreal, porque a dois anos atrás nós viemos para fazer ativações para parceiros, então tínhamos basicamente um time. Era pouco mais de nove pessoas dentro dessa estrutura e pensar que agora dois anos depois, quase três anos depois temos quase oitenta pessoas, quatro times, vários influenciadores e ai fez todo o sentido estarmos aqui na BGS com um de nossos principais parceiros que é a Dell. E está sendo surreal, porque no fim das contas o contato com o fã, essa proximidade, a gente sente falta. Fazia muito tempo que a nós não íamos nem a um torneio presencial, então estar aqui com essa massa gigante de pessoas, sete dias seguidos vai ser legal, pois vamos conseguir receber muito feedback e muito carinho da parte deles e se Deus quiser, conseguir retribuir também.
Noobz: E sobre o universo competitivo, falando das equipes masculinas, vocês tem apresentado ótimos resultados no Rainbow Six, no Free Fire, quais são as expectativas para esse ano da Team Liquid?
Rafael Queiroz: Essa semana a gente joga basicamente várias qualificatórias para torneios internacionais. Rainbow Six está jogando para se classificar para a Elite Six, que seria o regional e os quatro primeiros vão para o Major. Estamos com uma nova line e está indo muito bem. Jogamos hoje, dia 07, e ganhamos do MIBR, então continuamos em primeiro do grupo. Já o Free Fire joga a final no final de semana que vem e se ganhar ou chegar no top 2 consegue classificar para jogar o mundial também. E no Valorant, que são as meninas, vão começar no dia 15, agora, a final de jornada, pois já estão invictas a mais de um ano, ganhando tudo e a gente espera que continuem assim para ir ao mundial também já no meio de novembro.
Então a expectativa é, se tudo correr como a gente quer as três equipes estarão jogando ao mesmo tempo torneios mundiais.
Noobz: Eu ia falar justamente da equipe feminina de Valorant que tem feito história aqui no Brasil e pegando esse gancho como vocês tem trabalhado e visto esse universo dos e-Sports no feminino?
Rafael Queiroz: Eu acho que é uma iniciativa muito legal e o primeiro ponto é que quando a gente contratou as meninas, não as contratamos para ser o Valorant feminino. A gente contratou as meninas para ser o time de Valorant BR. E a nossa ideia é sempre dar toda a estrutura para que elas possam se sobressair não só no circuito feminino, que elas já dominam hoje, mas também expandir para o cenário misto e pegar as ligas Tier 1 do cenário. Nosso foco é esse, não existe uma diferença de skill entre homens e mulheres. O que existe hoje, talvez, é o fruto de um preconceito besta, vamos dizer assim, que ao longo dos anos falam como se elas não tivessem a capacidade de se sobressair e a ideia é que a gente consiga provar justamente o contrário, dando essa estrutura para que elas consigam se destacar com o talento que elas tem. E é muito legal, porque tem algumas peculiaridades diferentes no sentido de como cada time trabalha, mas elas são sensacionais, elas são especiais.
Globalmente o Valorant faz um trabalho incrível, a Riot faz um trabalho impressionante e proporciona fomentar um cenário para que exista essa evolução e elas consigam se desenvolver no âmbito competitivo, pois é diferente você jogar de dentro da sua casa sem uma pressão de competição, de palco, e ter isso disponível é muito legal para introduzir esses novos talentos no cenário.
Noobz: Apesar dos e-Sports terem um enorme público no Brasil, ainda há muito espaço a ser conquistado, muitas pessoas desconhecem esse universo e vocês fizeram uma parceria com a Marvel, que foi algo inédito que nós ainda não tínhamos visto. Isso é muito legal porque ajuda a furar a bolha e chegar a um público mais amplo que pode gostar desse cenário. Como vocês chegaram a essa estratégia e o que vocês planejam para furar essa bolha?
Rafael Queiroz: Todo gamer gosta de heróis e quem gosta de heróis costuma gostar de jogar, então é uma combinação que se dá muito bem. Você tem o universo da cultura pop, que é muito maior, os games estariam inseridos dentro desse universo, e você consegue através dessas parcerias fomentar os dois públicos. Então nós temos nosso público competitivo de games, que já gostam da Marvel e agora tem a oportunidade de ter um produto com a marca do time que eles torcem e também dos heróis que eles acompanham.
Para nós, em perspectiva de mercado, é o que você falou, é uma forma incrível de você furar uma bolha, que talvez seja a maior dificuldade. Então tornando isso popular, nós fazemos com que mais pessoas venham para os e-Sports e esse é um objetivo legal de se traçar.
Noobz: Se de um lado estamos tentando furar a bolha, do outro lado temos um público apaixonado por esse universo, o que me leva a uma pergunta que todos querem sempre saber, como que um cara como eu, um jogador como vemos muitos por ai, pode fazer para entrar na Team Liquid. Vocês tem uma categoria de base, fazem peneiras ou só contratam jogadores que já estão no cenário? Como funciona com vocês?
Rafael Queiroz: Como somos uma organização global, temos algumas premissas e a principal delas é tratar times que podem competir a nível global, independente do país ou da nacionalidade dos jogadores. Então o primeiro ponto é pegar sempre o melhor time possível. Não é a toa que somos a organização que mais títulos ganhou na história que é justamente por estar dentro desse foco. A segunda parte é, como somos um time que já está na ponta do iceberg, muitas vezes a gente olha para o cenário e monta nossos times com o que há de melhor no mercado. Então nós não temos um trabalho de base específico, embora a gente fomente esse trabalho sempre que possível, seja com torneios de comunidade, seja com a possibilidade de troca com nossos jogadores profissionais. Mas o caminho para se tornar um jogador profissional é o mesmo para todo mundo, ranqueada, junta os amigos, faz um time, joga as copas de comunidades, dessas copas de comunidade se destaca para entrar para as divisões tier 2, tier 1 e ai poder competir em alto nível possibilitando ter um destaque e ai as organizações com um perfil como o da Team Liquid olharão e dirão, acho que esse cara tem feat para entrar no nosso time e ai começa uma história.
Noobz: E para quem já conhece a organização e acompanha a Team Liquid, deixe um recado.
Rafael Queiroz: Sempre agradecer o carinho. Agora que estamos aqui presencialmente é surreal, até foto comigo as pessoas pedem e eu estou sempre nos bastidores. Então é muito legal ver essa proximidade, ver que as pessoas estão curtindo o que a gente faz e, no fim das contas, que trabalha aqui nos bastidores é quem ama, também, a organização, quem tem paixão por e-Sports e quer viver isso da mesma forma que um fã vive. A diferença é que a gente tenta fazer tudo o que eles buscam para que possamos entregar a melhor experiência possível. Então é só convidar o pessoal para vir aqui e se divertir e quem não puder, curtir nossas redes sociais e deixar sempre um apoio pra todo mundo.
Sobre a Team Liquid
Fundada em 2000, na Holanda, a Team Liquid é uma das principais organizações internacionais de eSports, com centros de treinamento em seu país de origem, no Brasil e Estados Unidos. Atualmente, a Team Liquid tem cerca de cem atletas competindo em 18 jogos, incluindo os principais títulos competitivos, como Valorant, Rocket League, DOTA 2, League of Legends, CS: GO, Fortnite e Rainbow 6: Siege. Liderada pelos coCEOs Steve Arhancet e Victor Goossens, a Team Liquid é uma das equipes de esportes eletrônicos de maior sucesso no mercado ocidental em termos de conquistas competitivas e engajamento de fãs em vários esportes. Para mais informações, acesse o site da Team Liquid.
Além da franquia de times de eSports, a Liquid Enterprises opera várias unidades de negócios criadas para complementar sua marca. Isso inclui a agência de gerenciamento de influenciadores Liquid Media, a wikipedia de eSports Liquipedia e o 1UP Studios, empresa de conteúdo conhecida por sua produção de filmes em estilo documentário de alta qualidade sobre eSports e conteúdo comercial criativo.
Em setembro de 2016, o controle acionário da Team Liquid foi adquirido pelo grupo aXiomatic. A liderança do aXiomatic inclui os presidentes coexecutivos Peter Guber, Ted Leonsis, Jeff Vinik e Bruce Karsh, que, juntos, representam uma equipe incomparável de titãs da indústria de esportes, tecnologia, entretenimento e investimentos.
Para acompanhar as novidades da Team Liquid, acesse a Liquid+ e o site oficial da organização.
Brasil Game Show – BGS 2022
Quando: 6 a 12 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios, além dos portadores do Passaporte Premium e Passaporte Camarote)
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP
Horário: 13h às 21h