O projeto AfroGames, criado em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, que conta com o patrocínio da Fusion e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do RJ através de lei de incentivo, abre novamente as portas para jovens que querem entrar no mercado de esports. São cursos de League of Legends, Programação de Computadores, Fortnite e Inglês, oferecidos para 100 jovens que querem crescer dentro deste mercado profissionalmente.
O projeto que nasceu da amizade de Ricardo Chantilly, empresário do show business e José Junior, CEO do AfroReggae Audiovisual, em maio de 2019, com o objetivo de capacitar e profissionalizar os jovens da favela Vigário Geral, para atuarem no mercado dos esports, chega ao seu segundo ano de funcionamento, após ficar pausado durante todo ano de 2020 em função da pandemia que atingiu todo o mundo, abre suas portas cheio de novidades.
Além de ter se readaptado a todas normas de distanciamento e segurança, com redução do número de alunos nas salas de aula, uso de barreiras de acrílico, além do uso obrigatório de máscaras e alcool gel durante as aulas, ele finalmente traz o primeiro time de League of Legends criado com alunos selecionados na turma formada em 2019, que moram em uma favela, com toda a infraestrutura para seu desenvolvimento, desde o pagamento de um salário mínimo para cada um dos atletas, oferece técnico para a equipe, preparador físico e psicólogo para auxiliar no desenvolvimento da equipe que também conta com uma sala exclusiva para seus treinos. Para Ricardo Chantilly, idealizador do projeto, “O que era um sonho, o motivo pelo qual o projeto foi criado, de ter um time misto com jovens da favela, dando uma oportunidade real de entrar nos esports, finalmente virou realidade.”
Com salário para os jogadores, que podem finalmente se dedicar integralmente à profissionalização, o AfroGames consegue dar vida à promessa de formar novos jogadores para o cenário brasileiro.
O Centro de Treinamento foi o primeiro especializado em eSports dentro de uma favela. Construído no Centro Cultural Waly Salomão, fica na Zona Norte do Rio de Janeiro e Sede do projeto AfroReggae que abriu as portas para a iniciativa, e permitiu disponibilizar 100 vagas aos jovens da comunidade. Com toda infraestrutura necessária, desde cadeiras gamers e computadores de última geração, o local que formou 70 jovens no seu primeiro ano cresceu e agora oferece também uma sala patrocinada pela HyperX e GOL Linhas Aéreas para que os jovens também possam fazer lives de seus jogos favoritos, ensinando e incentivando este novo mercado de criação de conteúdo. O projeto também investe em novas frentes dando uma bolsa auxílio para 3 jovens da favela.
O Social Mídia, Gustavo Henrique, nasceu e cresceu em Vigário Geral e participa este ano no projeto como criador de conteúdo para Social Midia. Sempre bem humorado, ele pega o celular e leva as pessoas pelas ruas da favela, mostrando moradores e trazendo um pouco do dia a dia do projeto.
O Streamer, Luiz Augusto Junior, começou no projeto no ano passado e foi graças a esta oportunidade que pode conhecer um grande criador de conteúdo que apadrinhou o sonho dele, dando o proprio notebook para que ele pudesse fazer suas lives de casa. Hoje ele participa ativamente criando conteúdo para os canais do projeto.
O Designer, Felipe Lima, que acabou sendo convidado a participar na criação das artes utilizadas nas redes sociais e dentro do projeto por estar sempre buscando auxiliar durante o periodo em que o projeto ficou parado mesmo de forma voluntária.
O projeto reabrirá, após o período de quarentena, totalmente adequado às normas de segurança da OMS.
“Ficamos muito felizes de retomar este projeto que é tão importante para toda comunidade, principalmente nesta data em que o AfroReggae completa 28 anos.” comentou o William Reis – Coordenador executivo no Grupo Cultural AfroReggae.Além da Fusion, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro também é patrocinadora oficial, temos também o apoio da HyperX, Gol Linhas Aéreas, Chantilly Produções e Rede Globo através do canal SporTV.
Para saber mais sobre o projeto, siga suas redes sociais no Twitter e Instagram .
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