Game: One Punch Man: A Hero Nobody Knows
Desenvolvedora: Spike Chunsoft
Distribuído por: Bandai Namco Entertainment
Plataforma Utilizada: Playstation 4
Também para: Xbox One, PC
Noobzview: Ataliba (@AtalibaNoobz)
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Valeu à pena: Reviver vários momentos do anime, além de poder criar meu próprio herói para conquistar meu espaço na associação de heróis.
Não valeu à pena: Sistema de luta que deixa muito a desejar.
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O Anime One Punch Man
One Punch Man nasceu como um web mangá que se tornou um fenômeno mundial junto à primeira temporada da série anime lançada em 2015. Com seu humor diferenciado, referências e uma história que traz uma série de sátira ao universo dos super-heróis dos animes, One Punch Man conquistou a todos. Posteriormente o anime chegou oficialmente ao Brasil pela Netflix, o que impulsionou ainda mais o seu sucesso por aqui, depois de receber uma dublagem primorosa, trazendo Yuri Chesman como Saitama. Yuri, inclusive, foi um dos destaques da primeira edição de nosso evento, Noobz Experience.
Com uma primeira temporada de tamanho sucesso mundial, inevitavelmente um grande jogo chegaria mais cedo ou mais tarde, mas como adaptar um game, cujo protagonista pode derrotar todos os adversários com apenas um soco?
Finalmente a Bandai Namco anunciou One Punch Man: A Hero Nobody Knows, o primeiro jogo para console baseado no anime One Punch Man. O título chegou oficialmente ao Brasil com legendas em português. No título você cria seu próprio personagem e ingressa na associação de heróis. Você começa como um herói classe C e tem um longo caminho pela frente para subir no ranking para chegar a ser um herói classe B, classe A e finalmente entrar para a elite como um herói classe S.
Vale mencionar que meu personagem atualmente está na classe A e eu já zerei o modo história e estou à três conquistas de platinar o título.
Assim que você cria o seu herói você incia uma série de missões que incluem ajudar cidadãos até mesmo enfrentar grandes monstros para salvar o dia. Dentre esses desafios temos as missões principais que revisitam os principais momentos da primeira temporada do anime One Punch Man.
Para criar seu personagem você começa com poucas opções de roupas, cabelos, rostos e adereços, porém com o tempo isso tudo vai sendo aumentado lhe dando muitas possibilidades de customização, além de habilitar novas opções de compra, podendo assim, criar um herói único neste universo tão peculiar.
Além de subir no ranking na classe de heróis, seu personagem também deve subir de level para ficar mais forte e conforme a história caminha você poderá habilitar novos estilos de luta. Conforme você ganha novas habilidades você pode equipar seu personagem. Ao todo são quatro habilidades especiais, que você pode ir trocando conforme ganha uma nova e acha mais interessante que a anterior. Essas habilidades, porém, se encaixam sempre em apenas um estilo de luta. Por exemplo, você tem socos múltiplos que é uma habilidade do estilo padrão, então se você estiver utilizando o estilo monstro, não poderá usar essa habilidade especifica, mas terá uma nova gama disponível para personalizar seu herói. Dessa forma o jogo ganha mais no seu valor estratégico, pois existem adversários que são mais fáceis de derrotar com um estilo do que com o outro e você pode trocar seu estilo quando quiser.
Outro ponto interessante é que apesar de você ter o seu próprio herói, você vai habilitando heróis e vilões que estiveram na primeira temporada do anime e pode jogar com eles no modo batalha (versus) ou em missões quando eles aparecem para ajudar.
Gráfico e Som
Jogabilidade
Existem oito estilos de luta divididos conforme as habilidades dos personagens do anime que são apresentados no game. Cada um desses heróis e vilões podem acabar lhe ensinando uma técnica e cada técnica pode se encaixar em apenas um estilo de luta específico. Dessa forma, você deve montar sabiamente cada um dos 8 estilos, pois existem batalhas que um estilo pode se mostrar mais eficaz que outro, além de missões que exigem um estilo específico. Esse tipo de personalização de luta junto a tudo o que o game traz para a criação de seu personagem é um grande acerto do jogo tirando o mesmo da obviedade, que seria mais um jogo de luta padrão baseado em um anime.
Uma vez que seu personagem já está ‘tunado’ de técnicas, você entra nas batalhas e ai somos surpreendidos, pois as lutas trazem elementos que interferem diretamente e mudam completamente a dinâmica de One Punch Man com relação a outros jogos do mesmo gênero.
Para começar, antes de iniciar uma batalha você é informado se há algum herói na região. Caso haja, ele chegará para lhe ajudar. Dando mais imersão no game, você é informado que um herói foi notificado sobre sua batalha e está a caminho chegando dentro de segundos, que são mostrados na tela. Por vezes, o inimigo também tem um aliado chegando dentro de um determinado tempo e se você derrotá-lo antes do aliado dele chegar, a batalha é finalizada e você ganha mais pontos como reconhecimento por seu feito.
Seus aliados podem ser heróis do anime ou personagens criados por outras pessoas que estão jogando One Punch Man: A Hero Nobody Knows.
Além disso, vários outros fatores podem influenciar na batalha. Como você está em um ambiente aberto, sujeito às provações da vida, um herói que está em batalha próximo a você, pode surgir para ajudar rapidamente, no intuito, de fazer com que sua batalha não atrapalhe a dele, ou então, raios e meteoros podem cair no meio da partida prejudicando ou ajudando o jogador. Tanto player quanto inimigo estão sujeito a serem atingidos por esses fatores externos, o que torna tudo bem mais divertido e imprevisível.
Por fim, ainda existem itens que caem no meio de partidas trazidos por drones e podem lhe conceder diversos atributos como mais ataque ou mais defesa por determinado período de tempo, assim como recuperar sua energia e vida. O problema é que esses itens, quando caem na arena podem ser pegos pelos inimigos, obrigando o jogador a ter uma estratégia mais agressiva (ou defensiva) para poder garantir o item e assim, mais uma vez, mudar a dinâmica da batalha.
Vale registrar que a primeira vez que Saitama aparece no game e você pode utilizá-lo é muitooooo legal!!!
Conclusão
One Punch Man: A Hero Nobody Knows me surpreendeu ao trazer todo esse sistema de customização e progressão do seu personagem, um grande acerto.
Também vale ressaltar o humor e a personalidade de cada um dos personagem que foram adaptados com maestria para o jogo, assim como o belo trabalho de tradução e legendas no Brasil.
Todo o contexto do sistema de luta é excelente e também me surpreendeu. A chegada de heróis para ajudar, fatores externos, itens, tudo é muito bem pensado e aplicado, porém, no meio de tantos acertos o jogo ainda é classificado como um ‘Fighting Game’ e é justamente em seu principal pilar de jogabilidade que ele falha.
A Spike Chunsoft, já havia errado com Jump Force e mais uma vez falha na aplicação do gameplay em um jogo de luta. Uma pena!
Todo o contexto ameniza o grande erro da mecânica de luta e se você é um grande fã do anime com certeza vai se divertir muito, mas a questão é, por quanto tempo? Será que depois do final do modo história, One Punch Man: A Hero Nobody Knows ainda tem uma sobrevida com um sistema de luta tão travado e missões repetitivas que se apegam justamente ao seu maior erro?
Creio que o jogo poderia implementar a história da segunda temporada do anime. Isso me faria jogar por mais um longo período, mas no momento, fico em dúvida por quanto tempo eu ainda conseguirei fazer as diversas missões secundárias de luta para tentar platinar o mesmo. E ainda existem muitas e muitas missões de luta para realizar.
O conceito do jogo está lá, se houver um One Punch Man: A Hero Nobody Knows 2, talvez possamos ter o game definitivo do anime.
Trailer
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NOTA:
Gráficos: 9.0
Som: 4.5
Jogabilidade: 5.5
Diversão: 7.0
NOOBZVIEW: 6.5
Por Ataliba
@AtalibaNoobz
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