Acontece na cidade de São Paulo entre os dias 27 de junho e
5 de julho o BIG Festival (Brazil’s Independent Games
Festival), maior festival de jogos independentes da América Latina. Nesta
edição estiveram expostos 50 jogos e houveram dezenas de palestras com pessoas
importantes do mercado nacional e internacional.
principais jogos do cenário brasileiro estavam em exposição com seus devidos
desenvolvedores, é o caso de Odallus da desenvolvedora JoyMasher, Toren da
Sword Tales, Treeker: Os Óculos Perdidos dentre outros.
uma premiação para alguns jogos que se sobressaíram, divididos em diversas
categorias. Destaque para o game polonês This War of Mine da 11 Bit Studios, o
qual levou para casa um total de R$ 20,000 como melhor jogo do festival.
da Fira Soft, Luiggi Reffatti, estava expondo o jogo Kriophobia falou sobre o
evento.
interessante, pois ele não é tão grande como a BGS (Brasil Game Show) e isso
possibilita aos desenvolvedores indies brasileiros, essa galera toda que está
aqui, estar junta fortalecendo as relações. Além disso, o BIG está com uma
visibilidade muito boa, porque tem apoios importantes como a BGD e a Abragames e
com isso muitas Publisher são atraídas, ou seja, você tem o lugar perfeito para
o indie, com games e Publishers”, disse Reffatti.
excelente oportunidade para reforçar contato com a Sony e, além disso, ser um
evento aberto para o público e não ter sido extremamente divulgado ajudou, pois
o espaço físico não comportaria tanta gente e o que foi bacana foi o contato
com o público que é super importante”, frisou o desenvolvedor da Fira Soft. “Nosso
jogo sairá em dezembro e foi muito proveitoso ter esse contato com o público”,
concluiu.
elogiou a organização do festival, que em sua opinião foi o melhor evento focado
no cenário indie brasileiro que já participou.
desenvolvedor que achou o evento muito positivo foi Rodrigo Zangelmi,
co-fundador da Pocket Trap.
legal porque toda vez que tem algum evento desse tipo nós acabamos fazendo um
networking muito bom dentro de uma cena que está emergindo muito rápido. Há
alguns anos não havia ninguém, hoje tem muitas pessoas talentosas na indústria.
E o evento é muito positivo por conta disso”.
o feedback do público com relação ao jogo Ninjin: Clash of Carrots, ele disse: “O
legal é que tem crianças jogando, adultos jogando e desenvolvedores jogando.
Nós conseguimos ter um bom feedback, pois tem gente que já conhecia a versão
antiga do game e isso nos possibilita ter opiniões de todos os tipos”, concluiu
Zangelmi.
David Breavik (Criador de Diablo e Marvel Heroes) e Ataliba (Noobz) |
A BIG Festival
vai até dia 5 de julho na cidade de São Paulo com entrada gratuita e depois
passa a acontecer de 6 a 7 de julho na cidade do Rio de Janeiro. Para mais
informações acesse o site oficial do evento: http://www.bigfestival.com.br