O Ministério da Cultura (Minc) divulgou em sua fan page no facebook uma foto de um casal de Índios Botocudos como parte de um post para a divulgação do lançamento do Portal Brasiliana Fotográfica que foi lançado às vésperas do Dia do Índio.
O problema é que a foto, que está em domínio público, contém a nudez de uma mulher e por esse motivo foi banida pelo sistema de detecção de pornografia do facebook. Tal atitude revoltou o ministro da cultura Juca Ferreira que se manifestou.
“Se os índios não podem aparecer como são, o recado que fica é que precisam se travestir de não indígenas para serem reconhecidos. Isso é de uma crueldade sem fim”, disse o ministro que anunciou que irá processar a empresa de Mark Zuckerberg.
O governo alega que a ação da página foi de censura e que o facebook teria mantido sua proibição mesmo após um primeiro contato do Minc.
O ocorrido aconteceu na sexta-feira e horas depois do problema o facebook já havia liberado a foto novamente. O governo alega que a liberação só ocorreu por conta das ameaças do Ministro Juca Ferreira de que irá processar a empresa, decisão essa, que ele diz manter mesmo depois do problema resolvido.
Fonte: Minc